Renda familiar mensal per capita poderá ser critério para financiamento estudantil

Todos os programas do governo federal de apoio a estudantes adotam o critério de renda familiar per capita

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




A Comissão de Educação aprovou na quarta-feira (9) proposta que permite a utilização da renda familiar mensal per capita como critério para obtenção de financiamento junto ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).


Atualmente, os estudantes membros de famílias cuja renda familiar bruta mensal é igual ou superior a 20 salários mínimos são proibidos de pleitear empréstimo junto ao Fies.


O texto aprovado é substitutivo do deputado Alex Canziani (PTB-PR) ao Projeto de Lei 6652/13. O texto original, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), proibia a utilização da renda familiar mensal bruta como critério de exclusão para inscrição no Fies.


Para Canziani, é preciso levar em conta que o custo da educação superior, nas instituições particulares, é elevado para as famílias com vários dependentes. “Ademais, todos os programas do governo federal voltados para o apoio a estudantes e para transferência de renda adotam como critério socioeconômico a renda familiar mensal per capita.”


Tramitação

Palavras-chave: financiamento estudantil direito à educação direito público

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/renda-familiar-mensal-per-capita-podera-ser-criterio-para-financiamento-estudantil

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid