Reforma universitária deve ser votada no segundo semestre, diz Tarso Genro

Fonte: Portal da Cidadania

Comentários: (0)




Em sua terceira versão, a redação mais atual do anteprojeto de lei do ensino superior que trata da reforma universitária deverá ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 28 de julho. A informação foi dada durante o 19º Fórum de Debates do Projeto Brasil pelo ministro da Educação Tarso Genro.

Em 30 de maio foi apresentada uma segunda versão do anteprojeto de lei da reforma universitária. "Vamos apresentar brevemente uma terceira versão, para depois fazer uma redação final e apresentá-la ao presidente da República. Ele vai remetê-la ao Congresso Nacional, com razoável grau de consenso para que o Congresso possa apreciar e votar rapidamente no segundo semestre", disse Tarso Genro.

De acordo com o ministro, a audiência pública realizada ontem na Comissão de Educação do Senado mostrou interesse dos senadores e de todos partidos políticos na reforma. "O ponto de partida de todos os senadores que fizeram intervenção, desde o PFL até o meu próprio partido, foi que a proposta de reforma está aperfeiçoada." Segundo ele, a audiência foi "um marco" para o debate. "Há uma enorme disposição ali retratada naquela Comissão de Educação do Senado para processar essa reforma o mais breve possível."

O ministro falou que, devido à crise política que o país atravessa, pode ocorrer um bloqueio na votação das reformas no Congresso. "Evidentemente, não só a reforma do ensino superior como também o Fundeb são propostas que poderão ser prejudicadas", afirmou o ministro. "Eu acredito que o Congresso Nacional, em momentos difíceis, sempre respondeu bem para o país. Todas as instituições têm pessoas mais qualificadas, menos qualificadas, isso serve para o governo, o executivo, o legislativo, a imprensa. E essas instituições, em momentos de crise, filtram os seus problemas, se reorganizam e dão um passo à frente. Foi sempre o que o Congresso Nacional fez e é o que acho que ele fará nesse período."

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/reforma-universitaria-deve-ser-votada-no-segundo-semestre-diz-tarso-genro

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid