Recursos para as Forças Armadas podem ficar livres de bloqueios

Relatada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), com recomendação pela aprovação, a PEC acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Fonte: Agência Senado

Comentários: (0)




A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (7), proposta de emenda à Constituição (PEC 53/04) que proíbe a aplicação de limite à execução de dotações orçamentárias reservadas a programas de reaparelhamento, modernização, pesquisa e desenvolvimento tecnológico das Forças Armadas pelo prazo de dez anos. Articulada pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a matéria também veda, pelo mesmo tempo, a formação de reservas de contingência com recursos dos fundos vinculados a essas instituições militares.

Relatada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), com recomendação pela aprovação, a PEC acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. O texto agora irá a exame final, em Plenário. Simon recomendou a rejeição da PEC 85/03, que tramitava em conjunto, de iniciativa do senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O objetivo dessa a matéria era semelhante, mas o texto não definia prazo para a vedação pretendida.

Para Simon, a fixação de prazo evita que a medida seja criticada - ou até mesmo inviabilizada - por "abrir exceção favorecedora", por tempo indeterminado, em favor de apenas um segmento de governo. Além disso, observou que a proposta de Crivella é mais abrangente. Esse texto veda também limitações à execução de dotações - ou contingenciamento, na linguagem orçamentária - referentes a aquisições de bens e serviços suportados por recursos oriundos de contratos de financiamento firmados com organismos financeiros internacionais.

Ainda pela proposta aprovada, o orçamento anual para as Forças Armadas deverá incluir dotações suficientes para atendimento integral dos cronogramas de desembolso pactuados nos contratos de financiamento externos, inclusive da contrapartida nacional.

Na justificação das propostas, tanto Crivella quanto Demosténes destacam que a persistente falta de recursos para investimento colocou o país na situação de sucateamento dos meios militares e de estagnação da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico nessa área. A consequência seria o enfraquecimento da capacidade militar brasileira. Os dois parlamentares consideram a situação como inadmissível, em vista da importância dessa área para a afirmação da soberania nacional, com reflexos nas relações e negociações internacionais em que o país estiver envolvido.

Palavras-chave: Forças Armadas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/recursos-para-as-forcas-armadas-podem-ficar-livres-bloqueios

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid