Recuperação de crédito tributário federal na prática

O número de empresas que buscam o judiciário para afastar a cobrança indevida de tributos e garantir o direito à restituição tributária é cada dia maior.

Fonte: Isabel Miller - GRM Advogados

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Porém, entrar com uma ação judicial buscando a restituição tributária é apenas o primeiro passo de um longo caminho até a efetiva repetição do indébito.


O crédito tributário discutido em uma ação judicial somente pode ser ressarcido após o trânsito em julgado da decisão que reconheceu esse direito para o contribuinte.


Com o término do processo, o contribuinte poderá optar pela compensação administrativa do crédito tributário ou pela restituição em dinheiro, via precatório, no próprio processo.


A compensação administrativa deve ser precedida da habilitação do respetivo crédito. Para isso, o contribuinte deverá solicitar no processo judicial a certidão de trânsito em julgado e de inexecução do título judicial.


Após, o contribuinte deverá apresentar o montante do crédito, acompanhado dessas certidões, para a Receita Federal e solicitar a sua habilitação. Com a habilitação do crédito, o contribuinte poderá utilizá-lo para a compensação de débitos de tributos federais, nos termos da decisão que tiver reconhecido esse direito.


Saiba mais acessando:

SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN FACEBOOK | YOUTUBE


Palavras-chave: Recuperação Crédito Tributário Federal Prática Tributos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/recuperacao-de-credito-tributario-federal-na-pratica

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid