Reclamação ao STF contesta decisão do TJ-PR que negou a compensação de tributos com precatórios

A Belpar Distribuidora de Cosméticos ajuizou uma Reclamação no Supremo Tribunal Federal, contra decisão do Tribunal de Justiça do Paraná que negou à empresa a compensação de tributos com precatórios.

Fonte: STF

Comentários: (0)




A Belpar Distribuidora de Cosméticos ajuizou uma Reclamação (RCL 8532) no Supremo Tribunal Federal (STF), contra decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) que negou à empresa a compensação de tributos com precatórios.

A empresa recorreu ao Supremo depois de ter impetrado, sem sucesso, um mandado de segurança na justiça estadual paranaense para ver reconhecido seu direito à compensação de tributos (súmula 213 do STJ) com precatórios. Mas o Tribunal negou o pedido, sob o argumento de que o Decreto Estadual n° 418/2007 vedava esse procedimento, porque quebraria a ordem cronológica do pagamento de precatórios.

Segundo a empresa, no julgamento da ADI 2851 o STF reconheceu que a compensação de tributos com precatórios não configura quebra da ordem cronológica do pagamento.

A empresa Belpar pede ao STF medida liminar para suspender a decisão do Tribunal, bem como a exigência do tributo, uma vez que, ao deixar de conceder liminar pretendida pela reclamante, sob o fundamento de que não existiria direito líquido e certo para a respectiva concessão, o TJ-PR desrespeitou o que foi decidido na ADI 2851, diz o texto da reclamação. Quanto ao mérito, pede que o Supremo reconheça o direito de pagar dívidas tributárias através de créditos que já possui contra a fazenda pública (precatórios).

O ministro Joaquim Barbosa é o relator do caso.

Processo relacionado
Rcl 8532

Palavras-chave: tributos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/reclamacao-ao-stf-contesta-decisao-tjpr-que-negou-compensacao-tributos-com-precatorios

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid