Quinto: ministro do STJ afirma que advogado agrega valor à Justiça como juiz

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio Noronha, manifestou hoje (16) sua convicção de que "a presença do advogado nos Tribunais, na qualidade de juiz, integrando o Quinto Constitucional, agrega muito valor à Justiça brasileira.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (0)




O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio Noronha, manifestou hoje (16) sua convicção de que "a presença do advogado nos Tribunais, na qualidade de juiz, integrando o Quinto Constitucional, agrega muito valor à Justiça brasileira". A opinião de Noronha - ele próprio ministro oriundo da advocacia e um dos mais destacados ministros do STJ - foi transmitida ao participar do II Seminário "O Quinto Constitucional e a Promoção da Justiça", promovido pelo Conselho Federal da OAB, para discutir esse instituto estabelecido na Constituição que prevê a participação a representação da advocacia nos tribunais estaduais, regionais e superiores. O ministro participou como expositor do segundo painel do seminário, sobre O Papel dos Tribunais no Processo de Escolha do Quinto.

"Entendo que o Quinto presta relevantes serviços à Justiça brasileira", sustentou o ministro João Otávio Noronha. "Aliás, esse instrumento não é importante apenas para a chamada oxigenação do Judiciário; ele também leva aos Tribunais uma compreensão mais próxima da sociedade, ou seja, o advogado passa a integrar um Tribunal e assume o status de juiz. Ele leva para o julgamento do pensamento da sociedade pela sua maior proximidade. Consegue levar pensamentos setoriais, pensamento social, de modo que a presença do advogado nos tribunais, na qualidade de juiz, integrando o quinto constitucional, penso que ele valoriza, agrega muito valor à Justiça brasileira".

Palavras-chave: advogado

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/quinto-ministro-do-stj-afirma-que-advogado-agrega-valor-a-justica-como-juiz

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid