Quadrilha dava remédio de impotência sexual para aumentar reprodução de animais silvestres, diz Ibama

No total, 30 pessoas foram presas. Somadas, as multas aplicadas pelo órgão somam R$ 9,057 milhões.

Fonte: O Globo

Comentários: (0)




A Operação São Francisco, desencadeada pela Polícia Federal no Paraná no último dia 30 de junho para prender uma das maiores quadrilhas de tráfico internacional de animais silvestres do país, terminou com a apreensão de 2.559 aves, entre nativas e exóticas, e 139 ovos, segundo informação do Ibama. No total, 30 pessoas foram presas. Somadas, as multas aplicadas pelo órgão somam R$ 9,057 milhões.

A quadrilha mantinha uma chácara na Região Metropolitana de Curitiba onde era feita, inclusive, a reprodução de animais. Segundo o Ibama, medicamentos para combate à impotência sexual eram dados aos animais para que se reproduzissem mais.

A chacara era dotada de salas climatizadas para a reprodução de animais exóticos, recintos com bebedouros em louça ativados externamente e sistema para banho dos animais. As portas das alas de recintos e da área climatizada são decoradas com figuras de aves silvestres esculpidas em relevo na madeira.

Cerca de 1,500 animais que estavam na chácara foram retirados e o trabalho de remoção foi encerrado na última sexta-feira. O Núcleo de Fauna do Ibama continua em contato com instituições e ONGs para transporte e repatriação dos animais.

De acordo com o Ibama, os animais eram vendidos a clientes de alto poder aquisitivo e, por isso, eram bem cuidados, pois atingiram altos valores de comercialização. Segundo o Ibama, a cada 10 animais retirado da natureza pelo tráfico internacional apenas um consegue sobreviver.

As investigações da Operação São Francisco começaram com a apreensão de um homem que trazia ovos de aves exóticas ilegalmente da Holanda para o Brasil, e que levava os ovos de espécies da fauna nativa brasileira para aquele país. Diversos animais apreendidos constam em listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção, como araras azuis, vermelhas e canindés. Entre os exóticos está a cacatua galah.

Palavras-chave: animal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/quadrilha-dava-remedio-de-impotencia-sexual-para-aumentar-reproducao-de-animais-silvestres-diz-ibama

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid