PTB desiste de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho e decide indicar novo nome

Helton Yomura foi escolhido após a posse da filha de Roberto Jefferson gerar batalha judicial. Impasse se arrastava havia 47 dias.

Fonte: G1

Comentários: (0)




Depois de desistir de sustentar a indicação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para assumir o Ministério do Trabalho, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, decidiu indicar Helton Yomura para a vaga.


O nome de Helton Yomura já chegou ao ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo. O ministro informou a Roberto Jefferson que encaminharia ainda nesta terça-feira (20) o nome ao presidente Michel Temer para uma decisão final.


Atualmente, Yomura ocupa o cargo de secretário-executivo no Ministério do Trabalho. Ele assumiu o cargo em outubro do ano passado. Formado em Direito, Yomura era superintendente regional do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro.


Para ocupar o lugar de Yomura, na secretaria executiva, Jefferson indicou Leonardo Arantes, sobrinho de Jovair Arantes – líder do partido na Câmara dos Deputados. A escolha seria uma forma de contemplar a bancada do PTB. O partido espera, agora, uma resposta oficial do Palácio do Planalto.


O presidente nacional do partido e pai da deputada, Roberto Jefferson, divulgou nota justificando a mudança na indicação.


"Diante da indecisão da ministra Cármen Lúcia em não julgar o mérito neste primeiro semestre, o PTB declina da indicação da deputada federal Cristiane Brasil (RJ) para o Ministério do Trabalho".


A cadeira no ministério do Trabalho está vaga desde dezembro do ano passado, quando o então ministro Ronaldo Nogueira pediu demissão.


O presidente Michel Temer aceitou a indicação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho no dia 3 de janeiro. Mas a ida dela para o ministério se tornou uma novela judicial.


Na mesma semana da indicação, um juiz de primeira instância suspendeu a posse da deputada. O juiz atendeu ação popular que questionava a nomeação após o G1 revelar que Cristiane Brasil foi condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas com dois ex-motoristas.


O governo e a própria deputada recorreram contra o impedimento. Depois de uma serie de recursos à segunda instância e ao Superior Tribunal de Justiça, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal manteve a suspensão da posse de Cristiane Brasil.

Palavras-chave: PTB Nomeação Cristiane Brasil Ministério do Trabalho Ações Trabalhistas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ptb-desiste-de-cristiane-brasil-para-ministerio-do-trabalho-e-decide-indicar-novo-nome

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid