Proposta proíbe venda de bebida alcoólica com aromatizante ou saborizante

Substâncias mascaram gosto ruim do álcool, o que facilita a dependência

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




A Câmara analisa proposta que proíbe a venda e a importação de bebidas alcoólicas com aromatizantes ou saborizantes. A medida está prevista no Projeto de Lei 6036/13, do deputado Mário Heringer (PDT-MG).


Pela proposta, ficam proibidas quaisquer substâncias, naturais ou artificiais, que deem sabor ou aroma às bebidas, como açúcares, edulcorantes, temperos e pigmentos.


Heringer explicou que o objetivo da medida é evitar a dependência de jovens pelo álcool. “As bebidas adocicadas são mais atraentes para quem está começando a beber. A adição de aromatizantes e flavorizantes em bebidas alcoólicas mascara o gosto ruim e diminui a irritação na garganta, o que facilita a dependência ao álcool”, argumentou.


Prazo


De acordo com o texto, os importadores, distribuidores e comerciantes terão 12 meses, contados da publicação da lei, para retirar os produtos do mercado. Qualquer descumprimento da nova regra pode gerar sanções civis, administrativas e penais, além de ser considerado infração sanitária. Pela lei 6.437/77, essas infrações são punidas com diversas sanções, entre elas multa e cancelamento de autorização para funcionamento da empresa.


Tramitação


A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Palavras-chave: direito público

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/proposta-proibe-venda-de-bebida-alcoolica-com-aromatizante-ou-saborizante

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid