Proposta institui serviço para gestante em situação de vulnerabilidade social

A proposta, do deputado Diego Garcia (Pode-PR), tramita na Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




O Projeto de Lei 147/19 institui serviço para oferecer apoio, orientação e acompanhamento multidisciplinar para gestante em situação de vulnerabilidade social. A proposta, do deputado Diego Garcia (Pode-PR), tramita na Câmara dos Deputados.


O Serviço de Proteção e Atendimento à Maternidade e à Primeira Infância (Pampi) vai beneficiar, por exemplo, mulheres grávidas em situação de rua.


A proposta busca contribuir para fortalecer vínculos familiares e sociais e desenvolver ações e estratégias que permitam a conciliação entre vida familiar, pessoal, profissional e comunitária.


O atendimento será feito em equipamentos públicos de saúde e assistência social já existentes. Os locais devem oferecer encaminhamento para o serviço pré-natal; atendimento psicossocial; alojamento temporário, orientação e direcionamento para programas de promoção de autonomia financeira e serviços para garantia e promoção de direitos.


De acordo com Garcia, as normas do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) já prevê serviços de proteção à família e de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.


“Porém, não há programas específicos para proteção à maternidade que visem explicitamente apoiar, de forma abrangente, as gestantes em situação de vulnerabilidade social e suas famílias”, disse.


Tramitação 


A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Palavras-chave: Gestante Lei 147/19 Direito da Mulher Vulnerabilidade Social

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/proposta-institui-servico-para-gestante-em-situacao-de-vulnerabilidade-social

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid