Proposta cria Política de Combate à Obesidade

O Projeto de Lei 6803/10

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6803/10, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que institui a Política de Combate à Obesidade. A ideia é implementar ações para redução de peso e o combate à obesidade adulta e infantil e à obesidade mórbida.


De acordo com a proposta, serão criados centros de diagnóstico e acompanhamento dos casos de sobrepeso e obesidade, integrados ao Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional.


Também serão diretrizes da Política de Combate à Obesidade, de acordo com o projeto: desenvolver programas intersetoriais que efetivem o direito humano universal a alimentação e nutrição adequadas; combater a obesidade infantil na rede escolar; promover campanhas de conscientização que ofereçam instruções básicas; promover campanhas de estímulo ao aleitamento materno, como forma de prevenir tanto a obesidade quanto a desnutrição; e capacitar agentes públicos para serem agentes multiplicadores da Segurança Alimentar e Nutricional.


A proposta visa ainda controlar a publicidade de produtos alimentícios infantis, em parceria com as entidades representativas da área da propaganda, empresas de comunicação, entidades da sociedade civil e do setor produtivo.


Epidemia


Edmar Moreira alerta para o caráter epidêmico que a obesidade vem adquirindo no País, constatação feita pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). Segundo a Abeso, o alto índice de mortes e a associação com as doenças cardiovasculares exigem medidas imediatas por parte do Poder Público.


O autor destaca que o acesso a uma alimentação saudável é um direito fundamental reconhecido internacionalmente. "A adoção do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional, em âmbito mundial, e particularmente como tema central do atual governo brasileiro, impulsiona a compreensão do papel do setor da saúde no tocante à alimentação e à nutrição, reconhecidas como elementos essenciais para a promoção, proteção e recuperação da saúde", argumenta.


O deputado lembra que a obesidade não é um problema exclusivo de países ricos nem tampouco de classes mais altas. Ele destaca que o aumento do consumo de refrigerantes e produtos industrializados, aliado ao baixo custo dos alimentos que têm muitas calorias e pouco valor nutricional, leva à população um grande aporte calórico.


Moreira ressalta também que a população urbana consome maior quantidade de alimentos processados, como carnes, gorduras, açúcares e derivados do leite, em relação à área rural, onde a ingestão de cereais, raízes e tubérculos é mais elevada. Soma-se a isso o sedentarismo estimulado pelas facilidades da vida contemporânea, como o transporte automotivo, os vídeo games, os jogos eletrônicos e a televisão, e o elevado índice de violência, que faz com que as pessoas saiam menos de suas casas.


Tramitação


A proposta tramita apensada ao PL 1234/07, do deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), e será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para votação pelo Plenário.

 

PL-6803/2010

Palavras-chave: Projeto Combate Obesidade Redução de Peso Obesidade Mórbida

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/proposta-cria-politica-de-combate-a-obesidade

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid