Projeto regulamenta reuniões de juízes com advogados para tratar de causas

Projeto exige que as audiências sejam agendadas previamente e que o defensor da outra parte também seja convidado a participar do encontro, que será registrado nos autos

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (3)




A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6732/13, do deputado Camilo Cola (PMDB-ES), que altera o Código de Processo Civil e o Estatuto da Advocacia para regulamentar as audiências entre magistrados e advogados para tratar de causas em tramitação nos tribunais. Atualmente, magistrados costumam receber os advogados para tratar das ações em análise, sem obrigação de ouvir a outra parte ou de registro formal do encontro.


O projeto exige que as audiências sejam agendadas previamente e que o defensor da outra parte também seja convidado a participar do encontro, que será registrado nos autos.


Em caso de urgência, o projeto permite a realização de audiência sem agendamento prévio, mas a parte contrária deverá ser informada sobre o teor do encontro no prazo de cinco dias, sob pena de anulação de qualquer medida determinada pelo juiz depois da audiência.


A intenção é eliminar os chamados “embargos auriculares”, em que os advogados tentam influenciar os magistrados com conversas. O deputado cita ainda o “filhotismo”, como ficou conhecida a influência que advogados com laços familiares de magistrados exercem sobre algumas causas, prática denunciada pela ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Eliana Calmon.


“Tais encontros informais, além de favorecer o estabelecimento dessas práticas espúrias que pretendemos evitar, contribuem para emperrar as engrenagem da Justiça, na medida em que submetem juízes assoberbados ao bel-prazer dos advogados”, afirma Camilo Cola.


Tramitação


A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Palavras-chave: organização judiciária projeto de lei estatuto da advocacia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/projeto-regulamenta-reunioes-de-juizes-com-advogados-para-tratar-de-causas

3 Comentários

Luiz advogado30/07/2014 10:34 Responder

O Sr. deputado, acorda. Os embargos auriculares ou \\\"filhotismo\\\" ocorrem fora do ambiente forense.

Carlos Advogado30/07/2014 15:37 Responder

\\\" Bel prazer de advogados\\\". Nenhum Advogado irá procurar juiz pra bater papo. O advogado no ofício privado está sempre perseguindo a Justiça, e por isso age no interesse público. Mais um Lei que irá servir apenas para criar burocracia desnecessária e satisfazer o ego de muitos juízes arbitrários ao suprimir prerrogativas dos advogados.

seu nome sua profiss?o01/08/2014 19:00 Responder

Duvido que isto venha a acontecer.

Conheça os produtos da Jurid