Projeto libera venda de inibidores de apetite proibidos pela Anvisa

Deputado afirma que a Anvisa invadiu competência do Legislativo e lembra que os médicos discordam da proibição

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




O Projeto de Decreto Legislativo 1123/13, em análise na Câmara dos Deputados, susta a resolução (52/11) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa) que proíbe a venda dos inibidores de apetite anfepramona, femproporex e mazindol e cria restrições severas à sibutramina.


De acordo com o autor da proposta, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), a norma extrapola a competência legal da Anvisa e invade competência do poder Legislativo.


O parlamentar lembra que as sociedades médicas de especialistas em obesidade e síndrome metabólica contestam a proibição e questionam o estudo em que a Anvisa se baseou para vetar os anorexígenos. “A retirada dos medicamentos deixou os médicos sem opções de tratamento dos pacientes que precisam perder peso”, diz.


Para Beto Albuquerque, a proibição das substâncias anfepramona, femproporex e mazindol, assim com as restrições severas à sibutramina, vai dificultar principalmente o tratamento de pessoas de baixa renda com obesidade. “Pacientes com mais recursos podem contar com outros tratamentos, como academia ou dietas sofisticadas, o mais pobre não tem essas possibilidades”, afirma.


Tramitação

Palavras-chave: anvisa inibidores de apetite venda liberada

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/projeto-libera-venda-de-inibidores-de-apetite-proibidos-pela-anvisa

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid