Projeto CEREAM, exemplo de humanidade e preservação ambiental

Roberta Andrade Ferreira, advogada, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos OAB/PI. Coordenadora do projeto de Educação Ambiental do CEREAM (Centro de Referência Ambiental).

Fonte: Roberta Andrade Ferreira

Comentários: (0)




Com o tema "Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável", o Programa Petrobras Ambiental realizou, no final de 2008, a terceira Seleção Pública de Projetos dentro do tema. No Piauí, o projeto CEREAM (Centro de Referência em Educação Ambiental), coordenado por Jorgenei Alves de Moraes, foi o único contemplado. Foram aprovados cinco projetos em todo o Nordeste brasileiro. No total, serão destinados R$ 60 milhões aos projetos que contribuam para a conservação e preservação dos recursos ambientais e à consolidação da consciência socioambiental brasileira.

O objetivo da Petrobrás é apoiar iniciativas capazes de reduzir os riscos de destruição de espécies e habitats aquáticos ameaçados; melhorar a qualidade dos corpos hídricos e buscar reduzir emissões de gases causadores do efeito estufa. Jorgenei Moraes é membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da OAB Piauí, que será parceira do projeto, bem como a Prefeitura Municipal de Teresina, UFPI, Sebrae e Estado do Piauí.

O CEREAM é uma ação socioambiental interdisciplinar e multifuncional que objetiva o desenvolvimento de atividades de intervenção física e educativa integradas, cujo vértice principal está centrado na recuperação e conservação do Rio Poty, principal afluente do Rio Parnaíba, dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável.

A área a ser trabalhada no projeto CEREAM localiza-se em um trecho periurbano de Teresina, cuja extensão será de 18 quilômetros. "Em breve será implantado o Parque Ambiental da Alegria, que objetiva proteger a floresta fóssil, localizada às margens do Rio Poty, em Teresina. No local, os pequenos comerciantes receberão cursos de boas práticas de higiene, atendimento ao cliente, limpeza e conservação dos espaços ocupados. A sustentabilidade do projeto será nesse entorno e também terá como ação o fomento à piscicultura e à agricultura irrigada.

A Parceria da OAB junto ao projeto aprovado será educativa. O trabalho da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem como meta levar educação ambiental às escolas através de um processo participativo, mostrando a importância da convivência harmoniosa com o meio ambiente, em especial com os nossos rios.

Isto tudo porque a educação ambiental, nas escolas, é de essencial importância, tendo em vista seu espaço social, local onde o aluno dará continuidade ao seu processo de socialização. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis e mais conscientes.


Notas:

* Roberta Andrade Ferreira, advogada, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos OAB/PI. Coordenadora do projeto de Educação Ambiental do CEREAM (Centro de Referência Ambiental). [ Voltar ]

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/projeto-ceream-exemplo-de-humanidade-e-preservacao-ambiental

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid