Proibição de merchandising com crianças já está valendo

Crianças de até 12 anos não podem participar de ações do tipo, diz Conar

Fonte: G1

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Começa a valer hoje (1º) a proibição de ações de merchandising com a participação de crianças de até 12 anos, conforme prevê recomendação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) do começo de fevereiro. Também é proibido o uso de elementos do universo intantil em ações desse tipo que tem as crianças como público-alvo.


As ações de merchandising são aquelas ocorrências, mais comuns em programas de TV (como novelas) ou filmes, do uso ou citação do produto de determinada marca durante as cenas, sem que a propaganda seja "oficializada" ao público. Ou seja, a divulgação não é feita no intervalo exclusivo para a propaganda, e sim durante e exibição do programa.


De acordo com o conselho, a partir de agora, quando se tratar de conteúdos segmentados (criados e programados para crianças), a publicidade dos produtos deve ficar restrita aos intervalos e espaços comerciais, qualquer que seja a mídia utilizada.


Apesar de ser mais comum em programas de TV, o Conar esclarece que a proibição vale para todos os tipos de mídias ou veículos de comunicação.


As recomendações do Conar não possuem caráter punitivo, ou seja, não há multa prevista caso não sejam cumpridas. Contudo, o conselho regulamenta o setor e suas recomendações são seguidas pelo mercado.

Palavras-chave: Merchandising Crianças Conar Universo Infantil Público-Alvo

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