Procuradoria Geral da República investigará grampos em telefones de ministros do TSE

Durante a coletiva, o diretor-geral destacou que os grampos nos telefones dos ministros configuram uma afronta às instituições democráticas e à República.

Fonte: TSE

Comentários: (0)




Em entrevista coletiva aos jornalistas na manhã de ontem (18), o diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Athayde Fontoura Filho, informou que o presidente da Corte, ministro Marco Aurélio, vai solicitar ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, que tome as providências necessárias para que sejam investigados e punidos os responsáveis pelo grampo encontrado em telefones de três ministros da instituição.

Durante a coletiva, o diretor-geral destacou que os grampos nos telefones dos ministros configuram uma afronta às instituições democráticas e à República.

Foram detectados grampos nas seguintes linhas telefônicas: em linhas diretas dos ministros Marco Aurélio e Cezar Peluso em seus gabinetes no Supremo Tribunal Federal (STF); e na linha de telefax do gabinete do ministro Marcelo Ribeiro no TSE.

O presidente do TSE também encaminhará um ofício à presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, comunicando o ocorrido, já que as escutas foram identificadas em linhas telefônicas de membros da mais alta Corte do país.

Verificações semanais até o 2º turno

As varreduras foram feitas pela empresa Fence Consultoria Empresarial Ltda., com sede no Rio de Janeiro, contratada pelo TSE para verificar a segurança das linhas telefônicas de todos os ministros integrantes do Tribunal.

De acordo com o contrato, as varreduras são feitas mensalmente. Mas diante do ocorrido, a partir de agora, as verificações serão feitas semanalmente, até o fim do segundo turno.

A comunicação da identificação das escutas telefônicas foi feita na última sexta-feira (15), por meio do relatório mensal entregue pela empresa ao TSE. Constatou-se que se tratou de um grampo feito por profissionais e não por amadores.

Há nove anos, o Tribunal Superior Eleitoral mantém contrato com empresas especializadas para verificar a segurança das linhas telefônicas. O contrato com a Fence Consultoria é mantido há três anos. De acordo com o contrato, cabe aos ministros integrantes da Corte indicar as linhas telefônicas que devem ser verificadas.

Palavras-chave: grampo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/procuradoria-geral-da-republica-investigara-grampos-em-telefones-de-ministros-do-tse

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid