Procuradoria da União garante retirada de barracas em desacordo com normas ambientais em Saubara (BA)

Cerca de 120 barracas ilegais instaladas na orla marítima do município de Saubara (BA) terão que ser retiradas no local e passar por procedimento de regularização.

Fonte: AGU

Comentários: (0)




Cerca de 120 barracas ilegais instaladas na orla marítima do município de Saubara (BA) terão que ser retiradas no local e passar por procedimento de regularização. A Advocacia Geral da União (AGU) em ação conjunta com o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) entraram com ação solicitando a remoção dos comércios, que estão em terreno da União e em desacordo com as normas ambientais.

Durante 20 anos, o município de Saubara vem permitindo a ocupação desordenada da orla marítima, cobrando taxas semanais dos comerciantes para o funcionamento dos estabelecimentos. As barracas de praia irregulares violam as normas de proteção do meio ambiente, de uso do patrimônio público federal e de ocupação do solo.

A Procuradoria da União na Bahia (PU/BA) exigiu na ação que o município não conceda novas autorizações para construção, reconstrução e funcionamento das barracas, nem a utilização de terrenos da União sem consenso do Poder Público Federal. Também foi solicitado que Saubara adote medidas para analisar eventuais obras ilegais na praia e promova a limpeza e a remoção de escombros, eventualmente acumulados em decorrência de construção irregulares.

A PU/BA e o MPF também solicitaram que a Associação dos Barraqueiros forneça a relação de todos os associados, com localização dos respectivos equipamentos utilizados nas barracas, para poder promover a regularização. Ainda será necessária informar aos barraqueiros sobre os impedimentos legais e restrições à ocupação de praias.

Palavras-chave: regularização

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/procuradoria-da-uniao-garante-retirada-de-barracas-em-desacordo-com-normas-ambientais-em-saubara-ba

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid