Procurador tem aposentadoria cassada por uso do cargo para benefício próprio

Como ele já estava aposentado, a penalidade foi convertida em cassação de aposentadoria

Fonte: AGU

Comentários: (0)




O procurador Federal Álvaro Marçal Mendonça foi demitido por cometimento de faltas disciplinares consubstanciadas no uso de seu cargo para beneficiar a si próprio e a terceiros, em detrimento de interesse público e do erário. Como ele já estava aposentado, a penalidade foi convertida em cassação de aposentadoria.


De acordo com a portaria 402/13 da AGU, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, (6) no exercício do cargo, Mendonça desobedeceu deveres dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais previstos na lei 8.112/90, quais sejam: exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; ser leal às instituições a que servir; e observar as normas legais e regulamentares.


Além disso, o procurador infringiu duas proibições impostas aos servidores dispostas na mesma norma: valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública; e receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições.

Palavras-chave: servidor público lavagem de dinheiro crime de corrupção atividades ilícitas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/procurador-tem-aposentadoria-cassada-por-uso-do-cargo-para-beneficio-proprio

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid