Procon cria aplicativo para receber queixas de consumidores no Rio

Denunciante recebe número de protocolo para acompanhar andamento do processo. Reclamações, até hoje, eram registradas apenas nos postos da instituição

Fonte: Estado de S. Paulo

Comentários: (0)




O Procon-RJ lançou, nesta quinta-feira, um aplicativo para colher denúncias de consumidores através de celulares, tablets e computadores. O App “Meu Procon-RJ” gera imediatamente um número de protocolo para que o denunciante acompanhe o andamento da sua queixa no site da autarquia. O programa, disponível para download gratuito, permite, por exemplo, que um consumidor insatisfeito com o atendimento de um restaurante faça sua queixa sem sair do estabelecimento. Até esta quinta-feira, para fazer uma denúncia, era preciso ir a um dos seis postos do Procon no estado – no Centro do Rio, Bangu, São João de Meriti, Cantagalo, Niterói e São Gonçalo - ou fazer a queixa ao disque-Procon, que funciona no número 151.


“Certamente, o aplicativo facilitará e vida de muita gente e a quantidade de denúncias aumentará”, explica a secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos. Segundo ela, por mês, o Disque-Procon recebe cerca de 60.000 ligações.


Além de receber denúncias, o aplicativo listará, a cada mês, as dez empresas líderes em reclamações. O App tem ainda um quadro com as respostas das perguntas mais frequentes, o que, de acordo com a secretária, deverá reduzir o número de chamadas para Disque-Procon –  40% das pessoas que telefonaram para o 151 no ano passado queriam apenas tirar dúvidas. 


O App, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), é compatível com os principais sistemas operacionais que rodam em smartphones e tablets – iOS, Android e Windows Phone. E poderá ser acessado através do link www.meuprocon.rj.gov.br, pelo Facebook e também via Q. R. Code, um sistema de leitura pelo celular.


Disputa eleitoral

Palavras-chave: procon direito do consumidor aplicativo para queixas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/procon-cria-aplicativo-para-receber-queixas-de-consumidores-no-rio

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid