Procon cria aplicativo para receber queixas de consumidores no Rio
Denunciante recebe número de protocolo para acompanhar andamento do processo. Reclamações, até hoje, eram registradas apenas nos postos da instituição
O Procon-RJ lançou, nesta quinta-feira, um aplicativo para colher denúncias de consumidores através de celulares, tablets e computadores. O App “Meu Procon-RJ” gera imediatamente um número de protocolo para que o denunciante acompanhe o andamento da sua queixa no site da autarquia. O programa, disponível para download gratuito, permite, por exemplo, que um consumidor insatisfeito com o atendimento de um restaurante faça sua queixa sem sair do estabelecimento. Até esta quinta-feira, para fazer uma denúncia, era preciso ir a um dos seis postos do Procon no estado – no Centro do Rio, Bangu, São João de Meriti, Cantagalo, Niterói e São Gonçalo - ou fazer a queixa ao disque-Procon, que funciona no número 151.
“Certamente, o aplicativo facilitará e vida de muita gente e a quantidade de denúncias aumentará”, explica a secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos. Segundo ela, por mês, o Disque-Procon recebe cerca de 60.000 ligações.
Além de receber denúncias, o aplicativo listará, a cada mês, as dez empresas líderes em reclamações. O App tem ainda um quadro com as respostas das perguntas mais frequentes, o que, de acordo com a secretária, deverá reduzir o número de chamadas para Disque-Procon – 40% das pessoas que telefonaram para o 151 no ano passado queriam apenas tirar dúvidas.
O App, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), é compatível com os principais sistemas operacionais que rodam em smartphones e tablets – iOS, Android e Windows Phone. E poderá ser acessado através do link www.meuprocon.rj.gov.br, pelo Facebook e também via Q. R. Code, um sistema de leitura pelo celular.
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