Pressionada por Cunha, comissão de reforma política adia votação

Anunciado pelo presidente da comissão, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o adiamento provocou críticas dos integrantes da comissão, que temem uma manobra para levar o texto diretamente ao plenário

Fonte: OAB/RJ

Comentários: (0)




Depois das críticas e da pressão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-PI), a comissão especial da reforma política adiou mais uma vez a votação do relatório do deputado Marcelo Castro. Agora, a votação foi remarcada para a próxima segunda-feira. Anunciado pelo presidente da comissão, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o adiamento provocou críticas dos integrantes da comissão, que temem uma manobra para levar o texto diretamente ao plenário.

Maia disse que Cunha assumiu o compromisso de aguardar a votação na comissão até terça-feira e só levar o texto para o plenário no fim da tarde. O presidente da comissão voltou a defender que a comissão trabalhe para aprovar um texto que viabilize a votação em plenário, retirando os pontos mais polêmicos, como o que altera o mandato dos senadores.

Temas dividem bancadas

Cunha reúne hoje os líderes partidários para discutir como será a votação da reforma em plenário. Há, no entanto, entre os líderes e deputados, um sentimento de que será muito difícil votar novamente a reforma porque os temas dividem as bancadas. O sistema eleitoral chamado de distritão - que troca o atual proporcional por um no qual os deputados mais votados são eleitos, independente dos partidos - teria o apoio da maioria dos deputados, mas tem dificuldades para alcançar o mínimo de 308 votos exigidos regimentalmente.

Cunha, no entanto, evitou o desânimo e disse que vai cumprir seu papel colocando o tema em votação na próxima semana. "A reforma não subiu no telhado. Pode ser que desça do telhado, já que está lá há muito tempo", disse Cunha.

Palavras-chave: Eduardo Cunha Adiamento Votação Reforma Política

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pressionada-por-cunha-comissao-de-reforma-politica-adia-votacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid