Presidiários terão maior facilidade para sacar FGTS

Cerca de 27 mil presidiários têm conta no FGTS e preenchem as condições para sacar os recursos

Fonte: CNJ

Comentários: (4)




Presidiários que tenham conta no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) inativa há mais de três anos ou sejam portadores de doença grave poderão autorizar um parente a retirar o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela administração do Fundo. Pelas normas do FGTS, o trabalhador pode sacar o dinheiro do fundo também em caso de doença grave na família. A dispensa do comparecimento do titular da conta à agência foi acertada nesta segunda-feira (8/4) por termo de cooperação entre a Caixa e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


“É uma medida de extrema importância para o CNJ e a Caixa”, afirmou Luciano Losekann, juiz auxiliar da Presidência do Conselho e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF/CNJ).


Pela estimativa da Caixa, aproximadamente 27 mil presidiários têm conta no FGTS e preenchem as condições para sacar os recursos, mas o número real só será conhecido com o funcionamento do sistema. O problema é que a legislação exige a presença do titular da conta para liberar o dinheiro depositado, o que gera transtorno para todos.


“Sou juiz de execução penal em Porto Alegre e, por mais de uma vez, tive que autorizar o deslocamento de presos até a Caixa”, contou Losekann. Esse deslocamento exige a mobilização de aparato de segurança, com custos para os cofres públicos, interdição de ruas no caso de presidiários perigosos, além de constrangimento para os clientes. Agora, o juiz, ao visitar o estabelecimento penal, verifica se o preso tem direito a sacar o FGTS e toma as providências para que o dinheiro seja depositado na conta indicada pelo preso ou repassado a um parente. O presidiário poderá também fazer o requerimento em formulário próprio da Caixa, que será encaminhado ao juiz responsável.


Fábio Ferreira Cleto, vice-presidente de Fundos da Caixa, disse que o banco já firmou com o Ministério das Relações Exteriores termo semelhante para permitir que brasileiros que vivem no exterior possam movimentar suas contas de FGTS, sem ter que vir ao Brasil.

Palavras-chave: Presidiários Facilidade Retirada FGTS Doença CEF

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/presidiarios-terao-maior-facilidade-para-sacar-fgts

4 Comentários

Carlos Professor, aposentado09/04/2013 21:00 Responder

Puxa, MAIS um benefício... Assim, vale a pena ser PRESO...

Gilberto sua profissão10/04/2013 11:10 Responder

Para bandidos, todas as regalias e facilidades! Para o pobre e coitado do trabalhador, que tem extorquido de seus parcos ganhos tudo o que for capaz pelo \\\"guverno\\\", continuam todas as dificuldades possíveis para sacar valores que pertencem depositados no FGTS. E agora ainda aparece o sacrossanto CNJ e facilita a vida de meliantes?

mARCUS cERCATTO Advogado10/04/2013 18:41 Responder

Concordo com os colegas. Nos últimos anos houve uma total inversão de valores. Todos tem direitos a mais, são os coitadinhos excluídos e marginalizados, a exceção é o cidadão de bem, a quem deve-se os rigores da lei. Como ouvi de meu filho \\\"Tá na hora de uma revolução....\\\"

Gilberto E. sua profiss?o 10/04/2013 19:59

Meu prezado, seu filho está coberto de razões!!! Já passou da hora!!

joão roberto p silva advogado16/04/2013 12:22 Responder

Fica mais barato a Instituição Financeira, instalar um Posto de Serviço Avançado na penitenciária, para que o nobre presidário receba o seu quinhão FGTSário do governo. Num País em que ele pode até eleger seu representante legal, como é caso. Não podemos esquecer que do mesmo governo o presidiário recebe poupudos salários. Aos mortais a lei, a receita federal, polica federal e tudo o mais.... EITA BRASIL!!!!!!

Conheça os produtos da Jurid