Presidente da CPI anuncia que irá manter convocação da advogada Beatriz Catta Preta

Hugo Motta (PMBD-PB) decide ouvir a advogada mesmo após manifestações contrárias de Sérgio Moro e da OAB

Fonte: O Globo

Comentários: (0)




O presidente da CPI da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), afirmou na tarde desta terça-feira que irá manter a convocação da advogada Beatriz Catta Preta, para ser ouvida em audiência pública na comissão. Ela atuou na defesa de alguns envolvidos no escândalo da Petrobras e que fizeram delação premiada. Na semana passada, ela abandonou esses casos. O argumento oficial da CPI é que precisa ouvi-la sobre a licitude dos recursos que pagam seus honorários. O juiz Sérgio Moro, responsável pela ação do caso na Justiça Federal, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se manifestaram contra essa convocação.


— Respeito o doutor Sérgio Moro e a OAB mas, a nós, cabe seguir o que o plenário decidiu em sua maioria — disse Motta.


Catta Preta foi convocada à CPI da Petrobras após conseguir um habeas corpus para que um de seus clientes, o ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco, fosse dispensado de prestar depoimento à comissão. Responsável por nove dos 18 acordos de delação premiada realizados desde o começo da Operação Lava-Jato, a advogada pediu afastamento de todos os casos referentes à estatal assim que soube da convocação. Catta Preta anunciou que irá trabalhar em Miami.


O presidente utilizou como exemplo para fundamentar a convocação da advogada as legislações da Europa e dos Estados Unidos. Motta explicou que uma vez que investigações mostrem dinheiro adquirido de forma ilícita, ele será ilícito para tudo. Na concepção do deputado, o Brasil também precisa adotar essa medida:


— A pessoa rouba R$ 100 milhões e deixa R$ 10 milhões para pagar advogado. Não pode, isso é absurdo — questionou o presidente, acrescentando que a responsabilidade da CPI é recuperar ativos e dinheiro desviados da Petrobras, e por isso a convocação é legítima:


— Precisamos ir a fundo nas investigações — disse Motta.


A reunião com todos os dirigentes da mesa, para discutir a pauta a ser seguida pela CPI da Petrobras no segundo semestre de trabalho da Casa, deve acontecer na primeira semana de agosto. Hugo Motta afirmou que vai priorizar a criação de uma linha de investigação a ser seguida para não deixar a CPI “assoberbada” de documentos aprovados sem retorno:



— Temos que organizar os trabalhos para ter condição de ouvir todas as convocações — explicou o deputado.


O presidente da comissão contou, ainda, que está tentando marcar uma reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandovski, para essa semana. O deputado não adiantou o assunto a ser tratado.


Palavras-chave: Presidente CPI Convocação Advogada

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/presidente-da-cpi-anuncia-que-ira-manter-convocacao-da-advogada-beatriz-catta-preta

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid