Presidente da CNDH vê tentativa de intimidar a advocacia

Brasília, 29/10/2004 - O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) da Ordem dos Advogados do Brasil, Edísio Simões Souto, afirmou hoje (29) que o atentado contra o escritório de advocacia do conselheiro federal da OAB por Pernambuco, Aluísio José de Vasconcelos Xavier, em Recife, ?foi em verdade uma tentativa de intimidação à advocacia brasileira?.

Fonte: OAB - Conselho Federal

Comentários: (1)




Brasília, 29/10/2004 - O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) da Ordem dos Advogados do Brasil, Edísio Simões Souto, afirmou hoje (29) que o atentado contra o escritório de advocacia do conselheiro federal da OAB por Pernambuco, Aluísio José de Vasconcelos Xavier, em Recife, ?foi em verdade uma tentativa de intimidação à advocacia brasileira?. Atos como este, para ele, devem ser ?veementemente repudiados pela sociedade porque a advocacia jamais pode ser intimidada, pois quando alguém atenta contra a advocacia está atentando também contra a cidadania e a democracia?.

Edísio Souto, que é também conselheiro federal da OAB pela Paraíba, qualificou seu colega Aluísio Xavier, ex-presidente da OAB de Pernambuco, como ?profissional do melhor quilate e de reputação seríssima, pessoa extremamente respeitada naquele Estado e em todo o País?. Ele supõe que o conselheiro que teve seu escritório atingido por 28 disparos, realizados supostamente por dois homens conforme as primeiras testemunhas, ?estivesse fazendo algum trabalho que talvez passasse a perspectiva de contrariar algum interesse de alguém, que resolveu então tentar intimidá-lo?.

Mas, segundo ele, a advocacia brasileira não se deixará intimidar por esse ato. ?O advogado brasileiro não concebe cidadania e democracia sem uma advocacia brava, guerreira, forte, assim como não se intimida com essa tentativa de enfraquecer a advocacia do doutor Aluísio, a advocacia de Pernambuco e do Brasil, por meio desse ato condenável?, afirmou Souto. Ele disse esperar que as autoridades policiais encontrem os autores do atentado e os entreguem à Justiça para a devida punição.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/presidente-da-cndh-ve-tentativa-de-intimidar-a-advocacia

1 Comentários

Demas Correia Soares Advogado08/11/2004 14:02 Responder

Ações como a que foi vítima o Conselheiro Federal Aluísio José de Vasconcelos Xavier, em Recife, devem ser repudiadas com veemência por toda a classe, e expor para a sociedade a importância do exercício da advocacia, para isso, as comissõoes de prerrogativas devem assessorar os advogados no mínimos problemas enfrentados pelos advogados no dia-a-dia

Conheça os produtos da Jurid