Presidente da Câmara deve rejeitar manobra para retomar 'cura gay'

Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves deve rejeitar a manobra da bancada evangélica para retomar o projeto conhecido como "cura gay", que permite aos psicólogos oferecerem tratamento para a homossexualidade

Fonte: Folha de São Paulo

Comentários: (2)




O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou na noite desta quarta-feira (3) que deve rejeitar a manobra da bancada evangélica para retomar o projeto conhecido como "cura gay", que permite aos psicólogos oferecerem tratamento para a homossexualidade.


Eduardo Alves disse que há problemas regimentais para a reapresentação do projeto, que foi arquivado ontem na Casa. O peemedebista disse que deve tomar a decisão até amanhã. O projeto da cura gay foi alvo dos protestos que sacudiram o país nas últimas semanas. A derrubada da proposta entrou para a chamada agenda positiva da Câmara em resposta às manifestações.


"A informação que eu tenho é que não poderia ser reapresentado na mesma sessão legislativa. Eles estão alegando que não sendo o mesmo autor poderia. Eu entendo que não. Já mandei examinar e no que depender de mim vou indeferir", disse.


E completou: "Quero resolver amanhã para não deixar esse negócio crescer. Na mesma sessão não deve [poder apresentar proposta com mesmo teor] mas vou me assegurar. Essa é minha tendência".


Um dia após o arquivamento da proposta, o deputado Anderson Ferreira (PR-PE) reapresentou o texto no início desta tarde. "Não aceito que o projeto seja rotulado e não seja debatido da forma como deve ser. Tem uma brecha no regimento e vou atrás dessa brecha", disse.


O regimento interno da Câmara prevê que propostas retiradas, como foi o caso do projeto da "cura gay", não podem ser apresentadas na mesma sessão legislativa, ou seja, este ano, "salvo deliberação do plenário".


Baseando na ressalva de que a proposta pode ser novamente apreciada pelo plenário, o deputado reapresentou o mesmo texto do colega João Campos (PSDB-GO), autor do projeto. Segundo ele, se a Mesa Diretora da Câmara entender que o projeto não pode voltar a tramitar, ele promete recorrer ao plenário. "O debate sobre o tema não está encerrado", afirmou.

Palavras-chave: Câmara Rejeição Projeto Cura Gay Manobra

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/presidente-da-camara-deve-rejeitar-manobra-para-retomar-cura-gay

2 Comentários

Jader de Souza Santos Junior T?cnico Judici?rio04/07/2013 20:55 Responder

Até quando a mídia vai interferir nos direitos individuais do cidadão

Andersom Estagiário de Direito05/07/2013 9:12 Responder

Presidente da Câmara dos Deputados, um homem íntegro, um baluarte da ética. Parabéns pela atuação brilhante em defesa da sociedade. E, por acaso, já reembolsou o erário? Ou vai fazer como o seu colega Renan?

Conheça os produtos da Jurid