Ponto eletrônico - Decisões da Justiça do Trabalho

Empresas do Paraná garantem na Justiça isenção de comprovante do ponto em papel para trabalhador

Fonte: TRT-PR

Comentários: (1)




A Justiça do Trabalho do Paraná começou a receber Mandados de Segurança pedindo que o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio de suas gerências regionais, se abstenha de multar e exigir das empresas que implantaram o ponto eletrônico a emissão em papel do comprovante de entrada e saída do trabalhador no local de trabalho, conforme a Portaria MTE 1510/2009. Uma das primeiras decisões a respeito, em caráter liminar, é do juiz Sidnei Bueno, da 3ª Vara do Trabalho de Cascavel, que decidiu em favor das empresas Fistarol & Cia Ltda, Coopavel Cooperativa Agroindustrial e Copacol Cooperativa Agroindustrial Consolata.

 

De acordo com o juiz, a impressão do comprovante em papel vai onerar as empresas, principalmente as que têm milhares de empregados, sem garantir a segurança almejada, como se prevê na Portaria. "Importará em filas indesejadas, com trabalhadores insatisfeitos e tumulto logo no início, ou no final da jornada. Não favorece o empregador, nem o trabalhador", declarou ele, na liminar.
 

"A exigência de impressão culminará, indevidamente, repita-se, no acréscimo não desejável de gastos com papel e tinta para a impressão. E, volto a dizer, não se pode ter em conta apenas uns poucos empregados, mas para empreendimento como aqueles das rés, que empregam em torno de cinco mil trabalhadores, serão pelo menos dez mil marcações e impressões diárias (se não houver registro do intervalo intrajornada), mais de duzentas mil mensais e assim por diante. Por empresa, diga-se. E o acréscimo desses custos, certamente, desaguará na diminuição de benefícios aos empregados (como redução de reajustes salariais) e no aumento do preço dos produtos aos consumidores", completou.
 

O juiz Sidnei Bueno também se ateve à responsabilidade socioambiental. "É preciso notar que a utilização de papel significa aumento no corte de árvores, em caminho diametralmente oposto àquele atualmente trilhado pela humanidade. A preservação da raça humana passa, naturalmente, pela preservação do meio em que vivemos, com o mínimo de interferência possível na natureza".
 

Para ele, a exigência de impressão do comprovante é relevável, uma vez que o equipamento deve ser certificado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, além de ter memória de registro inviolável. "Se o equipamento a ser produzido não é sujeito a fraudes, como quer a portaria, a impressão de comprovante em papel constitui excesso desnecessário e inútil, que somente terá, então, o condão de aumentar custos e o consumo de papel (leia-se, de árvores)", concluiu.
 

Instalação - A portaria do MTE não exige a implantação do ponto eletrônico, pois perduram o cartão de ponto mecânico e o registro manuscrito de ponto. A portaria apenas disciplina o ponto eletrônico das empresas que optaram pela adoção do registro eletrônico.
 
 
 
Flaviane Galafassi
Assessoria de Imprensa do TRT-PR
(41) 3310-7313
 
E-mail: imprensa@trt9.jus.br

Palavras-chave: Ponto eletrônico Multa Exigência Impressão Compravante

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ponto-eletronico-decisoes-da-justica-do-trabalho

1 Comentários

washington luiz simão dias contador|advogado18/08/2010 10:05 Responder

Este ministro do trabalho para fazer esta portaria deveria primeiro estudar um pouco mais a situação das empresas,será que ele é miope não enxerga nada iste controle só vai dar gasto e complicações para empresa e para os empregaos além disso esta portaria é totalmente inconstitucional.

Conheça os produtos da Jurid