PL obriga instalação de alarme para caçamba levantada em caminhões

Projeto de lei pretende alterar artigo do Código de Trânsito; objetivo é que sinal sonoro chame a atenção dos motoristas

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




O PL (Projeto de Lei) 5528/13, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, torna obrigatória a instalação de alarme nos caminhões com caçamba-basculante, para alertar o motorista quando a caçamba estiver levantada. Apresentada pelo deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), a proposta muda o artigo do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) que enumera os equipamentos obrigatórios para que veículos possam trafegar com segurança.


A lei pretende evitar que voltem a acontecer acidentes como ocorrido no Rio de Janeiro, quando um motorista de caminhão que trafegava com a caçamba levantada derrubou uma passarela na Linha Amarela. A colisão aconteceu no dia 28 de janeiro, provocou a morte de cinco pessoas e feriu outras quatro, uma delas o próprio motorista do caminhão.


Bulhões disse que a instalação do alarme não custa caro. Segundo ele, alguns motoristas de caminhão já vêm instalando o dispositivo sonoro por conta própria ao custo médio de R$ 50.


O objetivo do projeto é tornar o equipamento obrigatório para todos os caminhões com caçamba-basculante: "Alguns veículos já têm um sistema de travamento - porém, comprovadamente falho - e alguns veículos têm um sinal luminoso. Entre tantos sinais de alerta que contém o painel de um caminhão, ali está um sinalzinho luminoso alertando o motorista que a caçamba está erguida e o carro em movimento”, disse o autor da proposta.


O deputado Bulhões acrescentou que a ideia é que haja um sinal sonoro caso a caçamba esteja afastada do chassi e “que esse sinal sonoro venha a chamar a atenção do condutor se ele estiver em movimento."

Palavras-chave: plano de lei direito público

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pl-obriga-instalacao-de-alarme-para-cacamba-levantada-em-caminhoes

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid