Pesquisa Pronta, serviço criado pelo STJ disponibiliza cinco novos temas nesta segunda-feira

O primeiro deles é a Tipicidade da falsificação de declaração de hipossuficiência para a obtenção dos benefícios da justiça gratuita

Fonte: STJ

Comentários: (0)




A Pesquisa Pronta, serviço criado pela Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), disponibiliza nesta segunda-feira (9) cinco novos temas. O primeiro deles é a Tipicidade da falsificação de declaração de hipossuficiência para a obtenção dos benefícios da justiça gratuita.


Ao tratar do tema, o STJ decidiu que a mera declaração de estado de pobreza para fins de obtenção dos benefícios da justiça gratuita não é considerada conduta típica, diante da presunção relativa de tal documento, que comporta prova em contrário.


No segundo tema, Legalidade/validade do Processo Administrativo Disciplinar instaurado com base em denúncia anônima, o tribunal entende que a denúncia anônima é apta a deflagrar processo administrativo disciplinar. Portanto, não há qualquer ilegalidade na instauração, desde que fundamentada, tendo em vista o poder e dever de autotutela imposto à administração e, por conseguinte, o dever da autoridade de apurar a veracidade dos fatos que lhe são comunicados.


Em relação ao terceiro tema, Responsabilidade da instituição de ensino pela falta de reconhecimento de curso pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, o STJ já decidiu que a instituição de ensino superior responde objetivamente pelos danos causados ao aluno em decorrência da falta de reconhecimento de curso pelo MEC, quando violado o dever de informação ao consumidor.


Quanto ao quarto tema, Caracterização do concurso formal nos crimes de roubo e verificação da continuidade delitiva entre os crimes de roubo e extorsão, a jurisprudência do STJ entende que, praticado o crime de roubo em um mesmo contexto fático, mediante uma só ação, contra vítimas diferentes, tem-se configurado o concurso formal de crimes, e não a ocorrência de crime único, visto que foram violados patrimônios distintos.


O quinto tema trata da Verificação da continuidade delitiva entre os crimes de roubo e extorsão. O STJ tem se posicionado pela impossibilidade do reconhecimento de continuidade delitiva entre os crimes de roubo e extorsão, uma vez que não são delitos da mesma espécie.


Conheça a ferramenta


A Pesquisa Pronta foi criada para facilitar o trabalho de interessados em conhecer a jurisprudência do STJ. O serviço é on-line e está totalmente integrado à base de jurisprudência do tribunal.


Como sugere o nome, a página oferece consultas a pesquisas prontamente disponíveis sobre temas jurídicos relevantes, bem como a acórdãos com julgamento de casos notórios.


Embora os parâmetros de pesquisa sejam pré-definidos, a busca dos documentos é feita em tempo real, o que possibilita que os resultados fornecidos estejam sempre atualizados.


Como utilizar


A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Basta acessar Jurisprudência > Pesquisa Pronta, na página inicial do site, a partir do menu principal de navegação.


As últimas pesquisas realizadas podem ser encontradas em Assuntos Recentes. A página lista temas selecionados por relevância jurídica de acordo com o ramo do direito ao qual pertencem.


Já o link Casos Notórios fornece um rol de temas que alcançaram grande repercussão nos meios de comunicação.


Ao clicar em um assunto de interesse, o usuário é direcionado a uma nova página com os espelhos de acórdãos do tribunal que dizem respeito ao tema escolhido.


Quem preferir pode clicar diretamente no link com o nome do ramo do direito desejado para acessar os assuntos que se aplicam a ele.

Palavras-chave: Pesquisa Pronta Tipicidade da Falsificação Declaração de Hipossuficiência Justiça Gratuita

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pesquisa-pronta-servico-criado-pelo-stj-disponibiliza-cinco-novos-temas-nesta-segunda-feira

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid