PEC que sugere incluir prisão em 2ª instância na Constituição Federal ganha relator na Câmara

O deputado Rubens Bueno, do PPS, será responsável por elaborar parecer em comissão.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Daniel Vilela (MDB-GO), escolheu nesta terça-feira (10) o deputado Rubens Bueno (PPS-PR) para ser o relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da prisão após condenação em segunda instância.


As informações são da assessoria de imprensa da comissão. Vilela irá aguardar o relatório de Bueno para incluir a matéria na pauta de votação.


A Constituição, porém, proíbe que seja feita qualquer alteração no seu texto quando há intervenção federal, como é o caso do Rio de Janeiro na área de segurança pública.


Por conta disso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu que as PECs em análise na Câmara poderão tramitar, mas não poderão ser votadas pelo plenário.


A PEC que será discutida pela CCJ propõe mexer no trecho do Artigo 5º da Constituição que define que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória", ou seja, quando não couber recurso a nenhuma instância judicial.


Pela proposta, de autoria do deputado Alex Manente (PPS-SP), a Constituição estabelecerá que "ninguém será considerado culpado até a confirmação de sentença penal condenatória em grau de recurso", ou seja, a segunda instância.


Desde 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) entende que a pena pode começar a ser cumprida após a condenação na segunda instância. Ações na Corte, contudo, visam mudar o entendimento.


Nesta quarta-feira (11), a Suprema Corte deverá decidir se analisa uma ação do Partido Ecológico Nacional (PEN) que questiona as prisões após condenação em segunda instância.


O partido, porém, tenta desistir da ação para, segundo o presidente da legenda, Adilson Barroso, não beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso no sábado após ser condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).


Justificativa


Na justificativa da PEC, o deputado argumenta que essa garantia processual foi incluída na Constituição em um contexto pós-regime militar, para evitar perseguições políticas.


O parlamentar avalia, porém, que a democracia brasileira já amadureceu e as instituições "funcionam perfeitamente, com autonomia e dentro dos limites constitucionais".


A alteração na Constituição também é defendida por Rodrigo Maia (DEM-RJ), que entende que a lei deve deixar claras as possibilidades de prisão após condenação em segunda instância.

Palavras-chave: PEC Inclusão CF Prisão Condenação Segunda Instância STF CCJ Câmara dos Deputados

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pec-que-sugere-incluir-prisao-em-2a-instancia-na-constituicao-federal-ganha-relator-na-camara

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid