Para ministro da Saúde, CPMF deve incidir sobre mais ricos

Arthur Chioro diz que se imposto voltar, proposta defendida no 5° Congresso do PT, cobrança deve isentar setores da classe média

Fonte: Estado de S. Paulo

Comentários: (0)




O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta sexta-feira que a volta da Contribuição sobre Movimentações Financeiras (CPMF), se aprovada pelo Congresso Nacional, não deve incidir sobre a classe média. O retorno do imposto do cheque (CPMF) para financiar a saúde é uma das propostas defendidas no 5. Congresso do PT, que está sendo realizado em Salvador.

"A ideia é tirar da cobrança amplos setores da classe média", afirmou Chioro, ao indicar que o imposto deve incidir sobre os mais ricos. "Não vai mais ter CPMF do jeito que era. "Embora o governo queira se aproximar da classe média, Chioro negou que a estratégia de tributação esteja sendo planejada com esse objetivo e disse estar conversando com todos os governadores sobre formas de sustentar o Sistema Único de Saúde (SUS).

"Sou ministro da saúde do Brasil, e não do PT" , afirmou Chioro. Questionado sobre a decisão do PT de incluir a defesa da CPMF na Carta de Salvador, documento com as resoluções finais do Congresso petista, Chioro disse concordar com a iniciativa.  "Acho importante porque sinaliza um debate para o Congresso Nacional", afirmou o ministro da Saúde. "Fico satisfeito porque estamos tomando a dianteira nesse debate."

Conhecida como "imposto do cheque", a CPMF foi extinta em 2007, no governo Lula. A derrubada do imposto foi considerada como uma das maiores derrotas do governo à época.

O 5° Congresso do PT começou nessa quinta-feira, 11, com a presença da presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao final do encontro, neste sábado, os petistas vão votar um documento com diretrizes da legenda para os próximos anos. Estão em debate mudanças na formação de alianças, análise da política econômica do governo Dilma e propostas de taxação de grandes fortunas.

Palavras-chave: ministro Saúde CPMF Incidir Ricos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/para-ministro-da-saude-cpmf-deve-incidir-sobre-mais-ricos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid