'País vive momento propício para reforma política', diz Renan

Segundo Renan Calheiros, sua legenda, o PMDB, que comanda as duas Casas do Congresso Nacional, tem a oportunidade de encabeçar esse processo junto com a presidente Dilma Rousseff

Fonte: Agência Senado

Comentários: (0)




O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta terça-feira (17) que o país vive um momento propício para promover mudanças no sistema eleitoral. Segundo Renan Calheiros, sua legenda, o PMDB, que comanda as duas Casas do Congresso Nacional, tem a oportunidade de encabeçar esse processo junto com a presidente Dilma Rousseff.

— Nós estamos vivendo no Brasil um momento bastante favorável para fazer a reforma política. Só com o protagonismo do PMDB e da presidente da República podemos avançar nessa pauta e entregar definitivamente a reforma política — disse.

O presidente do Senado garantiu que continuará a dar celeridade à votação dos projetos de reforma política, processo esse que já foi iniciado pelo Senado. Ele relatou que, em acordo com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), estabelecerá uma “pauta expressa” para o tema nas duas Casas legislativas. Renan Calheiros lembrou que o Senado aprovou há 12 anos uma reforma política profunda, mas a mesma não andou na Câmara.

— Já votamos muita coisa de reforma política, fizemos uma ampla, uma profunda reforma há 12 anos que tramitou rapidamente no Senado e teve muita dificuldade para tramitar na Câmara dos Deputados, mas faltou, sobretudo, nesses momentos, o protagonismo do governo e o protagonismo do PT — disse.

Renan Calheiros falou à imprensa após participar de dois eventos no Congresso Nacional. Primeiro, o presidente do Senado acompanhou a entrega ao presidente do PMDB Nacional, Michel Temer, da proposta de reforma política elaborada pela Fundação Ulysses Guimarães, mantida pelo partido. Depois, prestigiou solenidade de apresentação da bancada feminina às embaixadoras que servem em missão diplomática no Brasil.

A aprovação de regras que garantam maior participação de mulheres na política, aliás, foi defendida pelo presidente do Senado ao falar durante a solenidade organizada pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

— Nessa reforma política teremos a oportunidade de consolidar a participação da mulher na política — assinalou.

Palavras-chave: Câmara dos Deputados Reforma Política Senador Renan Calheiros

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pais-vive-momento-propicio-para-reforma-politica-diz-renan

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid