Organizando escritórios e departamentos jurídicos - São Paulo

Fonte: Central Prática - Consultoria e Treinamento

Comentários: (0)




Módulo I - Planejamento estratégico e organização administrativa - 15 de dezembro - segunda - 9 às 13h.
Módulo II - Organização, controle e métodos - 15 de dezembro - segunda - 14:30 às 18:30h.
Módulo III - Gerenciamento humano - 16 de dezembro - terça - 9 às 13h.
Módulo IV - Marketing e relacionamento aplicados à área jurídica - 16 de dezembro - terça - 14:30 às 18:30h.




O que esperar deste curso: as modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuiram para exigir dos advogados e do corpo administrativo de escritórios, sociedades e departamentos jurídicos empresariais visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em quatro módulos, o curso pretende apresentar alternativas de gerenciamento físico, financeiro, humano e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. A partir de técnicas simples, mas muitas vezes desconhecidas dos profissionais da área jurídica, os instrutores, que são especialistas na prestação de consultoria organizacional para escritórios e departamentos jurídicos, abordarão os principais temas pertinentes à organização dessas estruturas empresariais.

Público alvo: advogados, profissionais da área administrativa em geral (diretores, gerentes, assistentes, secretárias e estagiários) de escritórios de advocacia, sociedades de advogados de médio e pequeno porte e de departamentos jurídicos empresariais.

PROGRAMAÇÃO

O curso é dividido em quatro módulos independentes entre si, cada um com quatro horas de duração:

MÓDULO I - Planejamento estratégico e organização administrativa

* Planejamento estratégico
- Como planejar e estruturar o escritório ou uma reforma administrativa
- Níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional): diferenças e importância de cada nível
- Atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade
- Construção de planejamentos estratégicos setoriais e gerais

* Manual de procedimentos
- Normas e padrões de funcionamento
- Manuais que devem estar presentes em escritórios
- Como elaborar os manuais

* Planejamento, organização e controle de publicações e prazos
- Utilização do sistema de controle processual
- Controle de qualidade e de prazos

* Planejamento financeiro e orçamentário
- Controle de custos
- Budget
- Controle de rendimento e de custos por áreas ou setores
- Custo dos serviços

* Equipamentos e sistemas
- O processo digital no escritório
- Hardware de escritórios: novidades
- Outras inovações tecnológicas aplicáveis aos escritórios

* Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual
- Como tornar o software útil e eficaz
- Implantação
- Exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação
- Cuidados no cadastro de informações
- Manual de utilização do sistema: características básicas
- Indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado

* Organização de arquivos jurídicos, administrativos, pessoais e biblioteca
- Apresentação de sistemáticas de organização de arquivos

* Organização de documentos em geral

Palestrante: Mauro Scheer Luís

MÓDULO II - Organização, controle e métodos

* Enfoque por processos ? a forma estruturada de visualização de trabalho
- Objetivo
- Conceitos gerais

* Métodos de análise e solução de problemas através de ferramentas administrativas
- Visão tradicional versus enfoque na qualidade
- O Ciclo PDCA - planejar, executar, checar e agir
- Brainstorming ? usando a criatividade dos colaboradores para identificar os problemas e suas causas
- Folha de verificação ? construindo uma planilha para a coleta de dados
- Diagrama de causa e efeito ? como identificar a série de causas de um problema?
- Análise de Pareto ? como hierarquizar o ataque aos problemas?
- Indicadores de desempenho - resultado desejado e resultado alcançado

* A padronização dos processos organizacionais
- Organograma ? a estrutura formal do escritório
- Funcionograma e a atribuição de funções
- Fluxograma - a representação gráfica das tarefas do escritório
- QDT ? Quadro de distribuição de funções ? quanto e como cada um realiza suas tarefas?
- Manuais de rotinas - padronização da forma como as tarefas são realizadas

* Organização, controle e reembolso de honorários e despesas

Palestrante: João Fernandes

MÓDULO III - Gerenciamento humano

* Visão e missão do escritório
- Apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia
- Exercício prático

* Recrutamento e seleção ? ferramentas para uma contratação eficaz

* Delegação de tarefas

* Estratégias motivacionais
- Políticas de recompensa
- Como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação

* Apresentação de ?estruturas horizontais?
- Ferramenta motivacional para advogados
- Vantagens
- Como funciona na prática

* Regulamento interno
- Qual a importância do regulamento interno na gestão da empresa
- Como construir
- Modelos

* Administração de conflitos

* Atribuição de funções
- O profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado
- Manuais de atribuição de funções
- Vantagens
- Apresentação de modelos

* Como elaborar o organograma hierárquico

* Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana

Palestrante: Vanessa S. Scheer

MÓDULO IV - Marketing e relacionamento aplicados à área jurídica

* O mercado da área jurídica - constatações e tendências

* Atendimento e relacionamento
- Como diferenciar-se
- Planejamento de contatos e relacionamento

* Networking eficaz no meio jurídico
- Associações, relacionamentos e a localização do público-alvo

* Pesquisas de satisfação
- Formas de pesquisa, de acordo com a intenção do pesquisador
- Exercício prático: montando uma pesquisa

* Marketing de acordo com o código de ética
- Decisões dos Tribunais de Ética das OAB´s
- Legislação aplicável
- Diretrizes sobre as restrições e proibições
- Construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB
- Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes

* Técnicas de venda e negociação para a área jurídica

* Ferramentas da PNL - Programação Neurolingüística - que podem ser utilizadas em escritórios e departamentos

* Valor dos serviços e aspectos psicológicos
- Como o cliente enxerga o valor dos serviços

Palestrantes: Mauro Scheer Luís e Vanessa S. Scheer

LOCAL

Hotel Coral Tower - Av. Protásio Alves, 2966 - Porto Alegre/RS.

PALESTRANTES

Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Dias Advogados (instrutor dos módulos I e IV).

Vanessa S. Scheer, formada em psicologia e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais em todo Brasil pela Central Prática; MBA em excelência gerencial pela FAAP; diretora executiva da Central Prática (instrutora dos módulos III e IV).

João Fernandes, Mestre em administração ? área de concentração marketing; profissional com ampla experiência em gestão de empresas e organização, sistemas e métodos aplicados à área jurídica; atuou como professor universitário em Administração de Sistemas de Informação e Administração Mercadológica. Consultor da Central Prática (instrutor do módulo II).

OBSERVAÇÕES

* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação e um coffee break (por módulo) .

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte nossa central de atendimento: (11)3120-6806.

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

Para fazer sua inscrição, faça o download da ficha de inscrição (formato PDF) clicando aqui e envie a mesma (devidamente preenchida) para o fax (11) 3120-6806. Após contato com nossa central, deposite o valor da primeira parcela na conta abaixo discriminada e envie um fax do comprovante para o número (11) 3120-6806. Sua inscrição só será validada quando confirmado o recebimento do valor correspondente à primeira parcela do evento. Não deposite nenhum valor antes de contatar nossa central, pois nossas vagas são limitadas.

Banco: Itaú - agência 0741 - c/c.: 70.740-0
Favorecida: Central Prática Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 05.020.669/0001-69 (para efeito de DOC)

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/organizando-escritorios-e-departamentos-juridicos-sao-paulo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid