Organização criminosa denunciada pelo MPF/MS é condenada por tráfico internacional de drogas

Esposa denunciou o próprio marido para assumir o tráfico

Fonte: MPF

Comentários: (0)




A Justiça acatou os argumentos da denúncia do Ministério Público Federal em Ponta Porã (MS) e condenou 12 integrantes de um grupo criminoso especializado em tráfico internacional de drogas. As penas variam de 5 a 32 anos de reclusão. Dois integrantes estão foragidos. E.A.J. e S.V., ambos paraguaios, eram os líderes e controlavam a cadeia de produção da droga, desde o plantio no Paraguai até o armazenamento, a venda e entrega no território brasileiro. E.A.J., que está foragida, foi condenada a 32 anos de prisão e pagamento de 3732 dias-multa, cerca de R$ 75 mil. S.V. pegou 24 anos de prisão e 2916 dias-multa, cerca de R$ 58 mil.


Entre os condenados está o policial militar F.S., que usava a função pública para facilitar o transporte dos entorpecentes. Ele foi sentenciado a 5 anos e 10 meses de prisão, além de perder o cargo. J.T.A., o taxista C.S.A. e O.P.B. foram condenados pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, e receberam penas de 15, 12 e 10 anos de prisão, respectivamente. Os três participavam do transporte e venda da droga, muitas vezes trocada por carros roubados.


Outras seis pessoas foram condenadas. Quatro respondem apenas por associação para o tráfico, e duas por tráfico. As penas são de 3 a 5 anos de reclusão.


Briga conjugal - A organização criminosa foi desarticulada quando E.A.J. denunciou o próprio marido à Polícia. Ela queria assumir sozinha o tráfico de drogas na região, mas acabou sendo descoberta também.


Após a denúncia, a Polícia Federal (PF) conseguiu impedir três remessas de maconha, uma em 17 de abril e outras duas em 5 e 22 de junho de 2009. Foram apreendidas, respectivamente, 510, 460 e 125 quilogramas, o que totaliza mais de uma tonelada de maconha.


A droga era negociada e transportada da cidade paraguaia de Capitán Bado para Coronel Sapucaia e Amambai, em Mato Grosso do Sul. De Amambai, ela era enviada, através de estradas vicinais, para o estado de São Paulo.


Segundo a denúncia do MPF, a organização era extremamente bem articulada. Há indícios de que os criminosos tinham contato com os produtores paraguaios, além de negociar com outros traficantes de Mato Grosso do Sul, o que resultava em remessas de até meia tonelada de maconha por vez.

 

Processo nº 0004722-70.2009.4.03.6005

Palavras-chave: Tráfico internacional; Entorpecentes; Denúncia; Organização criminosa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/organizacao-criminosa-denunciada-pelo-mpfms-e-condenada-por-trafico-internacional-de-drogas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid