Operadoras de planos de saúde devem implantar ouvidorias

Ouvidorias devem ser capazes de responder às demandas em até sete dias úteis por meio de um titular e um substituto

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (2)




Operadoras de planos de saúde terão que implantar ouvidorias, vinculadas às suas estruturas organizacionais, com o objetivo de reduzir os conflitos entre beneficiários e empresas. O anúncio foi feito hoje (3) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


Ainda de acordo com o órgão, as ouvidorias devem ser capazes de responder às demandas em até sete dias úteis por meio de um titular e um substituto, designados especialmente para esse fim, além de disponibilizar canais de contato específicos e protocolos de atendimento.


Entre as atribuições definidas pela ANS para as ouvidorias está a apresentação de relatórios estatísticos e de recomendações ao representante legal da operadora e à ouvidoria da própria agência.


O prazo para criação das ouvidorias é 180 dias, para operadoras com número igual ou superior a 100 mil beneficiários, e de 365 dias, para operadoras com menos de 100 mil beneficiários.


Operadoras com menos de 20 mil beneficiários e operadoras exclusivamente odontológicas (com até 100 mil beneficiários) não vão precisar criar ouvidorias e podem apenas designar um representante institucional perante a ANS.


A norma que prevê as alterações, segundo a agência, deve ser publicada amanhã (4) no Diário Oficial da União.


“Isso vai reduzir ainda mais a necessidade de o usuário ter que entrar com processos contra as operadoras”, avaliou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

Palavras-chave: Operadora Plano de Saúde Ouvidoria Redução Conflitos ANS

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/operadoras-de-planos-de-saude-devem-implantar-ouvidorias

2 Comentários

GERSON ADVOGADO04/04/2013 12:07 Responder

É interessante a iniciativa da ANS, já que objetiva, segundo a nota, evitar conflitos entre usuários e as empresas do setor. No entanto, cabe uma grande indagação : e quanto ao INSS, cujo descaso, notadamente na área de assistência médica constitui verdadeiro caso de polícia, com filas imensas de espera e hospitais com péssimo atendimento, como exaustivamente é demonstrado pela imprensa. Gente morrendo nas filas e corredores na espera de atendimento que não chega, o que demonstra verdadeiro descaso de nossas autoridades. Impor normas para empresas privadas que a cada dias mais se agigantam para suprir uma obrigação do estado, chega até a ser fácil. Porém, seria mais correto que o (des)governo desse o exemplo, fazendo primeiro sua parte. Não se diga que falta dinheiro, tanto que gasta-se bilhões em campos de futebol, dentre festanças e vira-se as costas para a saúde. Como dizia saudoso jornalista : É UMA VERGONHA.

WILMA advogada09/04/2013 14:53 Responder

Estou de pleno acordo, com o colega que me antecedeu; ainda acrescento : ESSA providencia sem sombra de dúvida é de cunho eleitoreiro ,CABIDE DE EMPREGOS ,que implica em onus elevados, com criação de outro órgão do governo, com o FIM DE CONTROLAR ESSES PLANOS DE SAÚDE ! sERÁ um reconhecimento velado desse DESGOVERNO, do DESCASO QUE TODO O POVO CONHECE, OU SEJA, a INCOMPETENCIA DA ANS para tal mister, de impedir o abuso desses planos contra sua clientela? o brasileiro carente, que não pode manter um plano dessa natureza, com controle ou não, quando será lembrado, amparado ? Não seria de BOM alvitre esse desgoverno aplicar esses milhões ( que gastará com essa providencia inútil,) em criação de HOSPITAIS PÚBLICOS, BEM EQUIPADOS , INCLUSIVE COM O ESSENCIAL,-OS MÉDICOS REMUNERADOS CONDIGNAMENTE E PREPARADOS E EM NÚMERO SUFICIENTE?. POR QUE NÃO, DONA DILMA E MINISTROS. ? vCS. NOS FAZEM LEMBRAR O FAMOSO CÍCERO, QUANDO EM SUAS CATILINÁRIAS, QUESTINONA ,:\\\"QUOSQUE TANDEM CATILINA (PRESIDENTE DO SENADO E SUA GANG) ABUTERE PATIENTIA NOSTRA\\\".= aTÉ QUANDO CATILINA ABUSARÁS DE NOSSA PACIENCIA\\\". aS ORAÇÕES DESSA ILUSTRE FIGURA ,considerado o maior orador de Roma, e político de carater ilibado,RELATAM SITUAÇÕES DE ABUSO DAQUELES ,POLÍTICOS, COMO CRIMES DE CORRUPÇÃO, CONCUSSÃO E OUTROS, DOS QUAIS O PRÓPRIO IMPERADOR PARTICIPAVA. MAS NÃO SABIA DE NADA,!.ISSO NOS SÉCULOS A.C! NOS FAZ LEMBRAR DE CENAS PARECIDAS COM AS OCORRIDAS EM NOSSO QUERIDO PAÍS. PASMEM OS CÉUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Conheça os produtos da Jurid