Operação padrão de controladores de voo gera indenização

Passageiros perderam viagem em decorrência de uma operação padrão realizada pelos controladores dos aeroportos; companhia aérea foi condenada a pagar dez mil reais a título de indenização por danos morais para cada um dos autores

Fonte: TJSP

Comentários: (0)




A 23ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu que a VRG Linhas Aéreas é responsável pelos danos sofridos por passageiros de aviões que perderam sua viagem em decorrência de uma operação padrão realizada pelos controladores dos aeroportos.


Três consumidores buscaram indenização por danos materiais e morais contra a empresa aérea, argumentando que houve falha na prestação dos serviços por conta cancelamento de um voo, além de outros transtornos.


Em primeira instância, a companhia aérea foi condenada a pagar R$10 mil a título de indenização por danos morais para cada um dos autores.


A empresa de aviação recorreu ao Tribunal insistindo na tese da excludente de responsabilidade por caso fortuito, pois a falha teria decorrido de “operação padrão” realizada pelos controladores de voos, o que gerou verdadeiro caos nos aeroportos.


O Tribunal manteve a sentença de primeiro grau e confirmou a responsabilidade da companhia aérea, assegurando que a situação ocorrida não configura caso fortuito nem força maior.


De acordo com o voto do relator do processo, desembargador Rizzatto Nunes, “a chamada ‘operação padrão’ nada mais é do que uma mudança no ritmo da atividade dos funcionários dos aeroportos, ou seja, trata-se de situação totalmente previsível e que, portanto, faz parte do risco da atividade de quem se serve do sistema aeroportuário para prestar os seus serviços aos consumidores”. Ele ressaltou que “o próprio nome diz: a operação segue o ‘padrão’ das normas de qualidade e eficiência existentes”.


A votação foi unânime e teve a participação dos desembargadores José Marcos Marrone (revisor) e Paulo Roberto de Santana.

Palavras-chave: Passageiro; Companhia aérea; Indenização; Operação; Viagem

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/operacao-padrao-de-controladores-de-voo-gera-indenizacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid