Open banking: conheça as quatro fases de implementação

Segunda fase teve início em 13 de agosto e consistiu no compartilhamento de dados dos clientes. BC quer implementar todas as fases até o fim deste ano.

Fonte: G1

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A estrutura desenhada pelo Banco Central para o open banking no Brasil prevê a implantação de quatro fases até o fim de dezembro.

A segunda fase teve início em 13 de agosto e consistiu no compartilhamento de dados dos clientes. A primeira fase envolveu a troca de informações entre as instituições financeiras. (Veja abaixo detalhes de cada fase)

O open banking é uma plataforma supervisionada pelo Banco Central que vai permite que os clientes compartilhem, sob autorização, dados pessoais com bancos e fintechs para receber melhores ofertas de produtos e serviços — como taxas de juros menores para empréstimos, por exemplo.

Conheça cada fase do open banking:


Open Banking no Brasil — Foto: Arte/G1

Primeira fase: Compartilhamento de dados entre as instituições financeira;

Segunda fase: Compartilhamento de dados de clientes relacionados a serviços bancários, como contas e cartão de crédito;

Terceira fase: Integração de serviços, com início de transações de pagamento;

Quarta fase: Compartilhamento de dados de serviços relacionados a câmbio, credenciamento, seguro, investimento, previdência e conta salário.

Etapa escalonada

Para ser implementada, a segunda fase do open banking foi escalonada em quatro ciclos (que ainda não têm data oficial para acontecer) pelo BC.

No primeiro, o limite de consentimentos dos usuários para participar do open banking será de 0,1% e o funcionamento ocorrerá em dias úteis, das 8h às 18h. Ou seja, o banco poderá pedir autorização para 0,1% de sua base de clientes.

No segundo ciclo, o percentual será ampliado para 0,5%.

No terceiro, a linha de consentimento irá para 1%, e o horário de funcionamento mudará para o período de sábado à quarta-feira das 8h às 18h e quinta e sexta-feira durante 24h. Por fim, o último ciclo, contará com 10% de limite de consentimento e 24 horas de funcionamento.

Palavras-chave: Open Banking Quatro Fases Implementação Banco Central Brasil

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/open-banking-conheca-as-quatro-fases-de-implementacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid