ONGs sugerem aviso prévio de cortes de água durante crise em SP

ONGs atribuem crise à estiagem e à gestão pouco eficiente.

Fonte: G1

Comentários: (0)




Um grupo formado por mais de 30 Organizações não Governamentais (ONGs) criou uma lista com cerca de 400 sugestões de economia e medidas a serem tomadas para que o estado de São Paulo enfrente a crise hídrica. O grupo sugere multa para quem não economizar água e aviso prévio dos cortes de abastecimento.


O objetivo da 'Aliança pela Água' é dividir o problema entre governo, prefeituras e população, para que todos ajudem a encontrar soluções para a crise.


Para o grupo, são quatro motivos que, juntos, agravaram o problema: estiagem, gestão pouco eficiente, mananciais degradados; e falta de informações sobre a gravidade da situação.


Entre as sugestões mais urgentes, que dependem de ações em curto prazo, estão: multa para quem não economizar água; informação prévia de quais barros tem risco de ficar sem água; divulgação de uma lista com empresas regularizadas de caminhões-pipa; e incentivo a alternativas de economia, como uso de hidrômetros individualizados.


“É fundamental que a gente comece a adotar um novo jeito de lidar com água no dia a dia, porque nós temos um prazo de pelo menos 5 anos de recuperação das represas", disse Marussia Whately, membro do grupo.


No longo prazo, as sugestões são: redução de perdas (vazamentos) na rede da Sabesp; implantação de formas de reuso da água; e recuperação dos mananciais. A lista com todas as sugestões será divulgada pelo grupo nesta quinta-feira (30).


Para Cláudiva Visoni, coordenadora do "Movimento Cisternas Já", a construção desses reservatórios de coleta da água da chuva é barata e pode render uma economia de 50%.

Palavras-chave: ONGs Sabesp Água Cortes de abastecimento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ongs-sugerem-aviso-previo-de-cortes-de-agua-durante-crise-em-sp

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid