OAB-SP propõe que candidato aprovado na primeira fase repita apenas a prova da segunda fase

Fonte: OAB-SP

Comentários: (11)




Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-sp-propoe-que-candidato-aprovado-na-primeira-fase-repita-apenas-a-prova-da-segunda-fase

11 Comentários

FERNANDO BACHAREL EM DIREITO21/01/2006 19:03 Responder

Brilhante decisão do ilustrissimo Presidente da Ordem de SP, no tocante a prova da ordem em que consiste não ter que refazer a primeira fase quando aprovado e no entanto somente a segunda fase. Espero que o projeto de lei seja deferido.

Nailton Silva Meira acadêmico de direito22/01/2006 21:23 Responder

muito bem acertada a intenção do presidente em dispensar que bacharéis aprovados na primeira fase, tenha que submetê-la novamente á prova. quanto ao projeto de suprimir o exame, tomara que não seja aprovado, tendo em vista a ''bagunça'' que traria na profissão se isso ocorrer.

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do direito)23/01/2006 2:09 Responder

Desculpe Sr. futuro Dr. Nailton, masa "bagunça" a contece com os quadros de advogados da ordem e não com bacharéis ou estagiários de direito, o que tem que mudar é quem faz o exame (Advogados) e não colocar a culpa de tantos processos disciplinares nos bacharéis que "NÃO FAZEM PARTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL!!!" "ACABEM COM ESSE EXAME RIDICULO, POIS NÃO SEDE ÍNDOLE COM PROVA" Se a pessoa estiver com boas intenções será um bom profissional, com prova ou sem prova... A prática não é requerida com prova... (ROTA NA RUA E ABAIXE O EXAME DA ORDEM..)

Marcos Aurélio Larson Analista Jurídico - Bacharel em Direito23/01/2006 11:21 Responder

Brilhante proposta teve o Presidente da OAB - SP, a 1ª fase do Exame demonstra já a seriedade deste, contudo devo concordar que a seriedade de muitos profissionais são abaladas por alguns corruptos que utilizam de sua profissão de advogados para angariar vantagens para si de maneira "suja". Desrespeito sim àqueles que ficaram 5 anos aprendendo o Direito para agora pô-lo em prática. Exame da Ordem faz-se necessário sim, mas de maneira que realmente avalie a situação dos novos bacharéis no mercado de trabalho. Parabéns pela iniciativa.

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)23/01/2006 12:36 Responder

Que tal o número de R$ 3.700.000,00 a cada 03 ou 04 meses??? Isso mesmo, três milhões e setecentos mil reais a cada três meses!!! Isso é o que arrecada a Ordem só aqui em São Paulo, são quase 29.000 pessoas à R$130,00 reais cada... Vc acabaria com o exame??? Claro que não, pois é uma maneira fácil da ganhar dinheiro... Percebe-se o por que do número de reprovados, pois quanto maior o for, maior a quantidade de pessoas prestando o exame!!! (ROTA NA RUA E VAMOS ACABAR COM ESSA VERGONHA DE SE GANHAR DINHEIRO FÁCIL NESSE PAIS...) Sem querer fugir do assunto, afinal não podemos ficar inértes, mas o caso dos turistas que foram assaltados no Rio de Janeiro, na realidade o turismo no Rio deveria ser boicotado pelos brasileiros e pelo resto do mundo, pois sem turismo o Rio morreria de fome com isso o governo tomaria vergonha na cara e faria algo com a segurança pública... Não vou pra aquela cidade nem que me pague. É a vergonha nacional perante ao mundo... (LEVEM A ROTA PARA O RIO...)

Rafael advogado23/01/2006 15:52 Responder

Equivocada, no meu ponto de vista, a intenção da OAB-SP em permitir que o candidato aprovado na segunda fase repita o exame sem realizar novamente a 1ª fase, uma vez que esta medeida poderá acarretar sérios riscos à categoria que ja vem sofrendo e muito com candidatos que conseguem sua aprovação porém se encontram despreparados para exercer a profissão. Acredito que a OAB-SP deveria pensar em implantar medidas mais rigorosas, ao invés de facilitar a aprovação do candidato visivelmente despreparado

Hugo func. público23/01/2006 17:32 Responder

Realmente é necessário que cada vez mais tenha bons profissionais no meio jurídico, mas não é essa tal prova, que não prova nada para ninguém, que vai qualificar ou não o profissional que estará nascendo, afinal todos os advogados atuantes são aprovados pela OAB, e quantos "bandidos", "fasificadores", "corruptos", estão escondidos por trás de suas carteirinhas, abusando de seus clientes e do povo mal instruido e quantos são realmente cassados e extintos do quadro de advogados inscritos na OAB, pois se cassarem todos esses maus profissionais, o que será das anuidades que sabemos que uma das mais caras. E quantos advogados recém aprovados pela OAB, chegam nos cartórios sem saber sequer como montar uma inicial, quais as fases processuais, qual o próximo passo nos autos etc.. Ou seja concordo com o leitor que diz que essa prova não passa de pura arrecadação de dinheiro FÁCIL.

GUILHERME SILVA NETO ADVOGADO23/01/2006 21:45 Responder

QUERIA DIZER AO CARO "dr." rafael, que será mesmo que o sr. consiga passar nesta prova? TALVEZ A TENHA FEITO, MAS PENSE EM QUANTOS ADVOGADOS, QUE A FIZERAM, SERIAM ESTES CAPAZES DE SE SAIREM APROVADOS NESTA PROVA?, AO MEU VER O INTUITO DE SR. É TER MENOS CONCORRENTES? SERÁ QUE TEM TANTO MEDO ASSIM DOS NOVOS BACHAREIS?E SE O SR. É TAO INTELIGENTE, COMO PENSA QUE É, POR QUE NAO PASSA EM UM CONCURSO PRA MAGISTRATURA, MINISTERIO PUBLICO, OU OUTRO QUE DE MAIOR REALIZAÇÃO PESSOAL AO SR. E NAO ME VENHA DIZER QUE ADVOGA POR AMOR, POIS ESTARIA MENTINDO DESCARADAMENTE; VC ME PARECE SER UMA PESSOA MESQUINHA E ARROGANTE. CONCORDO SIM COM PROJETO DA OABSP, SERIA MUITO MAIS JUSTO AOS BACHAREIS, MESMO POR QUE JÁ SOMOS INJUSTIÇADOS, POR SERMOS OS UNICOS EM TODAS AS PROFISSÕES QUE SÃO SUBMETIDOS A ESTA PROVA DESUMANA. IGUALDADE A TODOS E ABAIXO AOS HIPOCRITAS!!

HERMANO AUX.ADM II24/01/2006 0:58 Responder

A idéia é ótima pois o estudante de bacharel tem de ser aproveitado posi o mercado necessita dos profissionais e as vezes por nervosismo, o mesmo é reprovado sem ter a chance de mostrar seu potencial parabenizo Dr. Luiz Flavio Borges D'Urso, e que outros bacharéis o ajude, sou estudante de direito e estou no 3º ano e espero que até lá isso muda, se todos nós somos iguais perante a lei porque outros cursos universitários não tem essa prova como engenheiro, médicos e outros... Deixo e pouco minha nota DEZ ao Dr. Luiz. brilhane idéia.

Hélio GOmes da SIlva Advogado26/01/2006 13:05 Responder

Sou totalmente contrário a tal mudança. Entendo que, se o bacharel não se sente preparado, sequer, para responder questões elementares e sobre as quais recebeu ensinamento durante 05 anos, é aconselhável que procure outra profissão. Ora o pleito, por parte dos bacharéis, de eximirem-se do exame de 1a fase, nada mais é do que o receio de não conseguirem o acerto mínimo em um segundo exame. Sugiro o retorno do exame oral, que, se não possibilitava a análise do examinando em todo o seu conjunto, ao menos permitia aquilatar-se: Raciocínio jurídico; presença de espirito; postura diante da banca e outros.

MANOEL contador21/03/2014 17:39 Responder

DEVERIA ESTE EXAME SER IGUAL ACARTEIRA DE HABILITAÇÃO TOOS DEVERIA FAZER ESTE TESTE A CADA 5 ANOS, SÓ ASSIM ATE OS VETERANOS TERIA QUE SE ATUALIZAR PARA PODER CONTINUAR COM AS ATIVIDADES.

Conheça os produtos da Jurid