OAB quer veto popular em indicações presidenciais com aval dos senadores

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, defendeu hoje, em Curitiba, alteração no regimento interno do Senado.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (1)




O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, defendeu hoje, em Curitiba, alteração no regimento interno do Senado, permitindo que todas as indicações feitas pelo presidente da República que precisam de aprovação dos senadores possam ser questionadas e até impugnadas pelos cidadãos. "Criaria um certo contraditório nas indicações presidenciais para que não fiquemos, em indicações importantes, apenas no campo técnico político", propôs. Segundo ele, a sistemática atual deixa ao Senado uma função "quase que homologatória". De acordo com o presidente da OAB, a democracia pressupõe que o povo é soberano. "E é bom que o povo seja escutado no exercício de cargos, especialmente naqueles cargos vitalícios, como é o Supremo Tribunal Federal que, por força de súmula vinculante, dá a última palavra sobre a vida do País", destacou.

"O povo tem o controle sobre o presidente da República, que de quatro em quatro anos se submete a uma eleição, tem controle sobre os deputados que também se submetem a eleição, mas não tem controle sobre a magistratura."

Palavras-chave: oab

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-quer-veto-popular-em-indicacoes-presidenciais-com-aval-senadores

1 Comentários

MIGUEL MICHEL CHAHIM ADVOGADO 17/12/2014 10:49 Responder

iniciativa FELIZ E que conta com aprovação do eleitor esclarecido. Deixar uma função da magnitude do STF a escolha de políticos partidários é castrar a verdadeira distribuição da justiça. Urge com medidas patrióticas da OAB corrigir essa distorção evitando o descrédito do poder judiciário, eliminando de vez a vinculação dos escolhidos a gratidão pela benesse. Acorda Brasil Aos políticos , a politica e aos magistrados, a independência , sem o qual não haverá a distribuição de Justiça

Conheça os produtos da Jurid