OAB quer Ficha Limpa para nomeação de ministros e cargos de confiança

"É necessário que para além dos políticos, os cargos do executivo, sejam efetivos e comissionados, mas especialmente os de confiança, sejam preenchidos a partir da vida pregressa dos ocupantes", afirmou Ophir

Fonte: OAB

Comentários: (8)




O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante apoiou hoje (14) a decisão da Controladoria Geral da União (CGU) de encaminhar minuta de decreto para a Casa Civil da Presidência da República com o objetivo de definir que os critérios da Ficha Limpa também sejam observados para a nomeação em todo Poder Executivo, não apenas de ministros de estado mas também servidores em cargos de confiança. "Qualquer cargo público deve ser preenchido com base na Ficha Limpa. É necessário que para além dos políticos, os cargos do executivo, sejam efetivos e comissionados, mas especialmente os de confiança, sejam preenchidos a partir da vida pregressa dos ocupantes", afirmou Ophir. Segundo ele, a medida precisa ser urgentemente adotada pela presidente Dilma Roussef porque é de extrema importância para a melhoria da qualidade da administração pública. "A Ordem apóia essa iniciativa da CGU e acha que ela deve ser estendida a estados e municípios".

Palavras-chave: Confiança; Ficha Limpa; Cargos; Nomeação; OAB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-quer-ficha-limpa-para-nomeacao-de-ministros-e-cargos-de-confianca

8 Comentários

marcela ribeiro sua profissão14/10/2011 20:05 Responder

Ué, os bacharéis ainda não começaram a esculhambar o Ofhir e a OAB? Que houve? Sexta feira deve ser dia de trégua. Toda vez que leem OAB e Ofhir, pronto! Desencadeia uma neura coletiva e vem uma enxurrada de lamúrias e ofensas dos que não passaram e dos que tem medo de não passar no exame da ordem. Chega a ser divertido, vou aguardar. Alguns já são decanos deste Fórum. Toda vez que leem a palavra OAB, são tomados pela fúria. Bom divertimento, vou aguardar até amanhã as enxurradas de ofensas à Ordem e todos os seus componentes, senão não tem graça.

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito 15/10/2011 8:09

Acho que voce não entende o que é ofensa e nem lamúrias. O que existe é a conscienciencia e seriedade na busca da legalidade que voce pelo jeito que fala não sabe nada disso. A OAB e todos que a defendem como a senhora, devem ter as suas fichas sujas e continuam tendo direito de exercer a profissão. Se o teu presidente defende a ficha limpa, ele deveria adotar a mesma medida dentro da OAB para depois fazer este discurso hipócrita e demagógico. Voce lembra daquela advogada que roubou milhões do INSS, puxou a cadeia e agora está de novo em atividade com autorização da OAB. Então o Marcela vai caçar uma rôla com o teu Presidente Bispo Ophir Macedo Cavalcante. Pergunte a ele o que faz com dinheiro arrecadado nos exames. Ficha Limpa dentro da OAB!

pzulo queiroz advogado 15/10/2011 12:33

Eita autônomo bacharel. Da forma como voce age, utilizando de vocabulários chulo será eterno autonomo e bacharel em direito. Rancor, ódio e inveja nunca levou e nunca levará ninguem a lugar nenhum. Estude meu caro !!!

paulo queiroz advogado 15/10/2011 12:43

E, alem do mais, se voce soubesse e se interessasse mais pelos assuntos da entidade que quer pertencer, provavelmente saberia que em fevereiro/201 foi aprovado uma resolução pelo Conselho Federal da OAB e enciada ao Congresso Nacional uma alteração na Lei 8.906, que para seu controle é o Estatudo da OAB, no sentido de que aquele que pretender ocupar cargos de direção na OAB, seja presidente, vice, secretarios, tesoureito ou conselheiro, deverá ser submetido so processo da ficha limpa. Mais uma vez te aconselho, Autonomo e \\\"bacharéu\\\" em direito: ESTUDE MEU CARO E LEIA UM POUQUINHO MAIS !

marcela ribeiro sua profissão 15/10/2011 19:15

Agora sim, acabou a folga da sexta! O decano \\\"baixarel\\\" (literalmente) que odeia tanto a ordem e o presidente, deveria parar de tentar entrar em um órgão que tanto despreza. O senhor não tem perfil para advogar, vai procurar outra ocupação, pois,esta não se amolda ao teu perfil. O STF já deveria ter julgado a repercussão geral, como já se sabe, e essa chatice vai acabar de uma vez por todas. O senhor é tão despreparado e sem noção que nunca passou pela sua cabeça que abrir a porteira para os milhares de bacharéis seria bem mais rentável do que o exame. Aliás, tenho uma sugestão: Acabar com o exame e aumentar substancialmente a anuidade.

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito 16/10/2011 12:12

Ao Sr. Paulo e a Sra. Marcela, como advogados e defensores da OAB, estão tão mal preparados para defender a entidade bem como qualquer cidadão como advogados. Dr. Pailo, que também é um \\\"baixaréu\\\", o que eu falei é que até para ser \\\"adevogado\\\" como o senhor tem que ter a \\\"ficha limpa\\\", que eu citei muito claramente o casa da Georgina, a advogada que roubou milhões do INSS e já foi liberada para voltar a advogar pela OAB. Até que esta modificação no Estatuto da OAB venha ser aprovadapelo Congresso Nacional, no mínimo só entrará em vigor daqui há uns dois anos, e até lá já teve eleições na entidade e não vai atingir os ladrões eleitos e vão alegar que a entidade ainda não julgou os processos disciplinares, que geralmente são arquivados sem julgamento. Voce me parece bastante idiota ou faz parte do conselho da OAB, e sabe que esta modificação não vai atingir ninguém dentro da OAB pelo seu corporativismo e proteção nos processos disciplinares. quantos presidentes das seccionais já roubaram seus clientes e não perderam o cargo. Quanto a esta Sra. Marcela, se houvesse interesse da OAB realmente aplicar as suas atribuições de fiscalizar os advogados e prestar serviços a estes profissionais, abriria a porteira e diminuiria os valores das anuidades para toda a categoria e não ajundava as Caixas de Assistências das Seccionais, então não fale besteira que seus colegas advogados vão lhe xingar pela sua sugestão de aumentar a anuidade, que acho que a senhora está mamando nas tetas da OAB. Esperem que o STF vai por fim a este exame e aí vão entrar no mercado mais capacitados que os senhores e saberão escolher melhor os presidentes das seccionais e fazer com o Código de ètica e Disciplina e seu Tribunal funcionem como se fossem Tribunais de Justiça, condenando os maus profissionais e afstantando de vez como fazem os Conselhos Públicos de classe, como o de engenharia. Parem de escrever merda pela internet, porque o cheiro já está saindo pelo monitor. FICHA LIMPA NA OAB! FISCALIZAÇÃO DO MP NOS EXAMES! PRESTAÇÃO DE CONTAS DO DINHEIRO ARRECADADO!

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito 16/10/2011 12:18

Observação: Eu quiz dizer em \\\"não roubava as Caixas de Assistências\\\".

marcela ribeiro sua profissão 16/10/2011 15:20

Repito: Procure outra ocupação, o senhor não tem preparo psicológico, gramatical e muito menos perfil para advogar. Só fala besteira, é rancoroso, baixo nível e com certeza, absolutamente despreparado para o exercício da profissão. Vou te dizer mais, se colocas o nome verdadeiro e um dia tiver a grande sorte , pois, competência já demostrou que não tem, de entrar nos quadros da Ordem, vais ter que esclarecer todas as difamações e calúnias que tem postado contra todos os membros da Ordem, assim como, se explicar no Conselho de Ética, sobre contínuas e incessantes baixarias, incluindo xingamentos, contra as mulheres.Te aguardaremos.

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito 17/10/2011 9:37

Continua falando merda e o cheiro no meu monitor está aumentando!

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito 17/10/2011 9:54

Eu pensei que voce estava se divertindo, mas vejo que voce está rancorosa, com fúria e espero que não tires a calcinha pela cabeça. Não xingo as mulheres, mas como respeito a Constituição Brasileira, que põre a mulher em igualdade com os homens, eu te trato como qualquer homem ou mulher burra que só fala merda. Leia a Constituição que se trata do princípio da Isonomia, \\\"todos são iguais perante a lei\\\", por isso que está incomodando a OAB, porque os bacharéis em direito gozam do mesmo direito de exercer a profissão como qualquer outro bacharel de qualquer área. Leia a Constituição!

arioci bacharel15/10/2011 14:42 Responder

Gostaria de fazer um breve comentário com relação ao exame de ordem: 1. qualquer pessoa que tenha um minimo de conhecimento sabe que o exame é inconstitucional. 2 . A OAB não tem legitimidade para dizer se o Bacharel em Direito esta ou não apto a exercer suas atividade através do exame, poder este que so o MEC tem, mas só não entendo porque não usa. 3. E o STF finge que não ve todo esse absurdo, por este motivo é que a população diz abertamento que no Brasil não tem justiça.

marcela ribeiro sua profissão 15/10/2011 19:21

Quem tem um mínimo de conhecimento sabe que o exame é constitucional. Quem tem um mínimo de conhecimento jurídico, o que é cobrado no exame, passa. E o STF vai julgar a repercussão geral encerrando essa celeuma, que não ocorre em outros países, salvaguardando o esforço de quem se dedica aos estudos e faz jus à carteira da OAB. Se em outras épocas não havia exame, é porque não havia essa enxurrada de faculdades fajutas que são usinas de bacharéis despreparados que nunca sequer leram a própria constituição.

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito 16/10/2011 12:25

O Presidente Nacional da OAB não fez tal exame, ele é um incompetente bacharel em direito. Naquela época se comprava os diplomas nas faculdades, bem como os exames de ordem quando foram iniciados, que talvez deva ser o seu caso. Continua falando besteira!

Paulo Aposentado15/10/2011 17:07 Responder

ÓTIMA ESSAS SUGESTÃO . ALIÁS, A LEI DEVERIA TER SIDO DE FORMA ABRANGENTE , OU SEJA, PARA AS OUTRAS ESFERAS DO PODER EXECUTIVO - ESTADUAL E MUNICIPAL.

Paulo Aposentado15/10/2011 17:19 Responder

ESSA MODALIDADE DE AVALIAÇÃO ADOTADA PELA OAB DEVERIA SER EXTENSIVA A OUTROS RAMOS PROFISSIONAIS, POR EXEMPLO, CIÊNCIA SAÚDE.

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito 16/10/2011 12:30

Nos outros Conselhos de Classe, que são públicos, apesar de corporativistas também, eles perdem o direito de exercer a profissão. A melhor sugestão é que todo mal profissional tem que ser julgado pelo Tribunal de Justiça, se forem condenados os conselhos caçam as suas carteiras, e não pelos Tribunais de Éticas dos conselhos.

wilma advogada16/10/2011 18:19 Responder

Essa pretensão do nosso presidente não é novidade, pois temos conhecimento que, que no Poder Executivo do RJ as pessoas antes de serem nomeadas para cargos em comissão e mesmo função gratificada tinham que apresentar certidões negativas e declaração de imposto de renda,, sendo esta última anualmente e, quando se desligasse do cargo, ou função, tinham que apresentar uma declaração dos bens, atuais. Efetivamente esse controle ajudava ,de alguma forma, saber a conduta desse funcionario, na hipótese de um enriquecimento não condizente com os seus vencimentos. Todavia penso que, infelizmente ,não é só essa medida que irá impedir o CORRUPTO de continuar a sua trilha criminosa, na ânsia de poder a qualquer custo, pela falta de escrúpulos, da ganancia desmedida. Precisa muito mais que isso, pois eles teem meios de driblar tudo A cada dia mais se aperfeiçoam nas suas práticas para não serem flagrados; aprimoram bem os seus métodos, como cuidar dos SEUS \\\"laranjais\\\" etc.etc. Como se não bastasse ainda contam com o beneplácito do manto da IMPUNIDADE que lhes é bem FIEL O PRESIDENTE SE ESQUECEU DE MENCIONAR OS PODERES JUDICIÁRIO E LEGISLATIVO. SERÁ QUE JÁ EXISTE ESSA MEDIDA NAQUELES ÓRGÃOS ?

Anita Advogada17/10/2011 20:26 Responder

VÃO TRABALHAR, BANDO DE VAGABUNDOS MAL EDUCADOS....QUEM TEM TETO DE VIDRO NÃO ATIRA PEDRA NA CASA DOS OUTROS....DE QUE ADIANTA ESSES GLADIADORES FICAREM BATENDO BOCA....BANDO DE BOBOS....VÃO ESTUDAR E QUEM SABE CONSEGUEM PASSAR NO EXAME DA OAB....SE É QUE TEM CAPACIDADE PARA ISSO!!!!

paulo queiroz advogado18/10/2011 16:20 Responder

Perfeitamente, Anita. Tem pessoas que tem tempo para ficar batendo boca, falando mal dos outros e reclamando por não \\\"passarem\\\" no exame de ordem. Eu fiz uma faculdade e fui aprovado no primeiro exame de ordem. Pelo que vejo, estes autônomos e bacharéis (que não são profissões) ficam reclamando que não \\\"passam\\\" e não se preocupam em ser aprovados no exame. Querem apenas passar. E, pelo visto, podem um dia \\\"passar\\\" no exame de ordem mas jamais serão aprovados para exercer a verdadeira advocacia. Continuarão a ser autômos e nunca um verdadeiro profissional liberal. Farão da advocacia um \\\"bico\\\". E, para encerrar, na minha opinião, os comentários destes incompetenes não passam de prosopopéia flácida para acalentar bovinos, colóquio sonolento para bovino repousar. Repito: estudem mais, leiam mais ou escolham outra profissão, como médicos, engenheiros que não precisa de exame para exercer aprovissão. Ou retornem a uma boa faculdade.

wilson coelho Auditor Fiscal e Acadêmico de Direito25/10/2011 11:29 Responder

O Sr. Cesar Augusto (o autônomo e despreparado \\\"baixaréu\\\" em Direito)escreveu \\\" A melhor sugestão é que todo mal profissional tem que ser julgado pelo Tribunal de Justiça\\\". Cuidado com a sugestão, senhor doutor. Se a justiça cismar de dar valor ao português utilizado pelo senhor, será reprovado da primeira instância ao STF.

Conheça os produtos da Jurid