OAB Nacional e OAB-DF atuam na defesa intransigente das prerrogativas para garantir acesso aos autos

O documento requer ao relator, ministro Edson Fachin, urgência na análise da liminar para garantir o acesso integral dos advogados dos investigados aos autos do inquérito n. 4.781/DF sobre fake news.

Fonte: OAB Nacional

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A OAB Nacional, por meio da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas, e a OAB-DF, por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas, protocolaram uma petição, nesta terça-feira (9), no âmbito do Habeas Corpus n. 186.492 do Supremo Tribunal Federal (STF), reiterando o pedido de medida liminar. O documento requer ao relator, ministro Edson Fachin, urgência na análise da liminar para garantir o acesso integral dos advogados dos investigados aos autos do inquérito n. 4.781/DF sobre fake news.


A Ordem ressalta a exigência da estrita observância da lei e o rigoroso respeito às prerrogativas profissionais dos advogados, que apenas o acesso integral ao inquérito, atenderá a busca do direito reivindicado. “Nessa confluência, imperioso se faz a análise do supracitado pedido liminar para que os Pacientes tenham efetivo e amplo acesso, nos termos requeridos, aos autos em estrita obediência aos preceitos constitucionais e legais em questão, em especial àqueles expressos na Lei n. 8.906/94 e na Súmula Vinculante nº 14 dessa Suprema Corte”, traz trecho da petição.


Desde o primeiro momento, a OAB adotou medidas em defesa das prerrogativas da advocacia e para garantir o acesso aos autos. Após ser acionada pelo advogado de investigado no inquérito n. 4.781/DF (28/05/2020), os órgãos de prerrogativas do Conselho Federal e OAB-DF impetraram o habeas corpus no STF (em 29/05/2020) solicitando as devidas providências. Desde a denúncia, a OAB está acompanhando e prestando toda a assistência aos advogados conforme detalhado em relatório.


Confira a íntegra do relatório conjunto da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas e da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-DF


"O acesso aos autos é prerrogativa da advocacia. E prerrogativa da advocacia não se relativiza a depender do tema da investigação. Por isso, nesse caso e em todos os outros, a OAB, por meio da sua Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas, contando sempre com a participação ativa das seccionais, age de forma tempestiva”, ressalta o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz.


Confira a íntegra da petição

Palavras-chave: Defesa Intransigente Prerrogativas Garantia Acesso Autos Inquérito Fake News Estatuto da OAB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-nacional-e-oab-df-atuam-na-defesa-intransigente-das-prerrogativas-para-garantir-acesso-aos-autos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid