OAB demonstra preocupação com saúde de Genoino na prisão

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem, Wadih Damous fala em "ilegalidade"

Fonte: Âmbito Jurídico

Comentários: (7)




O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Wadih Damous, divulgou nota para manifestar sua preocupação com as condições de saúde do deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP), detido desde a última sexta-feira (15) pela Polícia Federal.


Damous publicou a nota em seu perfil no Facebook nesta segunda-feira (18). Na mensagem, o advogado diz que a prisão de Genoino "em regime fechado por si só configura uma ilegalidade e uma arbitrariedade".


Como foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão (menos que oito anos), Genoino pode responder pela pena em regime semiaberto. Sua pena, contudo, ainda não começou a ser cumprida — isso só vai ocorrer depois que a Vara de Execuções Penais de Brasília executar a ordem de prisão expedida pelo STF (Supremo Tribunal Fedral).


Desde que foi detido, Genoino já passou mal e precisou de atendimento médico três vezes. Alegando preocupações com a saúde do ex-presidente do PT, a defesa de Genoino pediu neste domingo ao STF que ele possa cumprir a pena em regime domiciliar.


Genoino passou em julho por uma cirurgia cardíaca em São Paulo e permaneceu internado até o dia 20 de agosto. Neste domingo, ele disse, por meio dos advogados, que é um preso político e que está muito doente, emendando: "Se morrer aqui, o povo livre deste país que ajudamos a construir saberá apontar os meus algozes!".

Leia a nota do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB:


"O estado de saúde do deputado José Genoino requer atenção. A sua prisão em regime fechado por si só configura uma ilegalidade e uma arbitrariedade. Seus advogados já chamaram a atenção para esses dois fatos, mas, infelizmente, o pedido não foi apreciado com a mesma rapidez com que a prisão foi decretada. É sempre bom lembrar que a prisão de condenados judiciais deve ser feita com respeito à dignidade da pessoa humana e não servir de objeto de espetacularização midiática nem para linchamentos morais descabidos”.

Palavras-chave: mensalão direito penal direitos humanos oab

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-demonstra-preocupacao-com-saude-de-genoino-na-prisao

7 Comentários

ue o governo ir? unificar as duas policiais com uma s? cabe?a, para acabar policial aposentado18/11/2013 23:59 Responder

A OAB deve se preocupar com a saúde dos cidadões honestos e não de criminosos. Este tal de Genoino, deve sim morrer na prisão, e já é muito tarde, pessoas como ele devem morrer ao nascer.

Elisa Advogada19/11/2013 1:00 Responder

Lamentável, lamentável, lamentável! Ver a OAB se prestar a um papel tão ridículo! Defender criminosos, corruptos e mensaleiros! Se o Ministro Joaquim Barbosa agisse diferente, estaria ofendendo toda a sociedade brasileira, todos aqueles que foram prejudicados pelos mensaleiros, inclusive todos os aposentados deste País. Gostaria de ver a Comissão de Direitos Humanos da OAB fazer pronunciamentos mais úteis ao povo brasileiro. Defender ladrões, a troco sabe Deus de que, não dá para entender! Viva o Ministro Joaquim Barbosa e todos os que o apoiaram no STF!

Gilberto E. sua profissão 19/11/2013 1:45

Dra. Elisa, o Wadih Damous sempre meteu-se em tudo e não seria agora que perderia oportunidade para sair em defesa de mais um PTralha.

demerval não tenho, ainda sou bacharel em direito19/11/2013 10:33 Responder

\\\"(...)Seus advogados já chamaram a atenção para esses dois fatos, mas, infelizmente, o pedido não foi apreciado com a mesma rapidez com que a prisão foi decretada. É sempre bom lembrar que a prisão de condenados judiciais deve ser feita com respeito à dignidade da pessoa humana e não servir de objeto de espetacularização midiática nem para linchamentos morais descabidos?. É realmente um processo deste porte ter fim 8 anos após as denúncias é muita rapidez para o Brasil. O presidente da Comissão de Direitos Humanos no Brasil deveria explicar aos cidadãos brasileiros quais os critérios que esta comissão utiliza para pregar defesa aos presos. Faltou ele confirmar que o Genuíno é preso político e não um político preso. Será que ele fez o exame de ordem????

Carlos Henrique Eanes Advogado19/11/2013 12:48 Responder

Será que essa comissão da OAB teve a mesma preocupação com os milhões de presos no país sem dignidade nenhuma? Ou só pronunciou agora para servir de um discurso de espetacularização midiática? Santa Paciência! existem tantos problemas neste país que clamam por prioridade, e agora vem preocupar com Político Preso!!! - Senhor Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB: Não denigra mais a nossa classe que já vem sendo sufocada por tantas tolices!

Ivan Fernandes da Silveira advogado19/11/2013 13:48 Responder

Concordo com o colega Carlos Henrique Eanes. Fica também o convite para que o ilustre representante da comissão de direitos humanos da OAB visite os presídios do País e verá qual o estado de saúde de milhares de presos que roubaram muito menos que esse PTralha. A OAB deveria agir democraticamente, como age a turma do PT, e proibir certo tipo de gente que fala em nome de toda uma classe.

ANA Advogada19/11/2013 16:57 Responder

PORQUE A OAB NÃO SE JUNTA DE VEZ COM O CORJA DO PT??TEM É QUE SE PREOCUPAR COM A CLASSE DOS ADVOGADOS QUE SE MATAM DE TRABALHAR PARA APAGAR ANUIDADE E CUMPRIR EXIGÊNCIAS....AGORA ESSA COMISSÃO SE PREOCUPAR COM UM VAGABUNDO, LADRÃO, SEM VERGONHA QUE NÃO VALE NADA E ENVEGONHOU O PAIS COM MARACUTAIS, TEM MAIS É QUE MANDAR PARA O INFERNO E QUE LÁ APODREÇA COM O RESTO DA BANDIDAGEM PETISTA.

ANTONIO ADVOGADO20/11/2013 20:31 Responder

ENTÃO LEVE ELE PARA SUA CASA....., TRATE DELE ... MAS NÃO ESQUEÇA PEÇA UM ATENDIMENTO ESPEIAL PELA DRA. VIRGÍNIA ( AQUELA DA UTI) E SE PRECISAR DE ACOMPANHAMENTO MÉDICO , SÓ OS CUBANOS.... VOCE NÃO TEM NADA O QUE FAZER NA VIDA ....BANDIDO É NA CADEIA, SEM REGALIAS....VAI FAZER AUDIENCIA....COLOQUE O PEITO NO BALCÃO.... E TRABALHE ....

Conheça os produtos da Jurid