'Nunca vi coisa tão séria', afirma ministra sobre fraudes de juízes

"Em 32 anos de magistratura, nunca vi uma coisa tão séria", diz a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, ao falar das investigações que descobriram um esquema de empréstimos fictícios comandado por magistrados

Fonte: Folha Online

Comentários: (11)




"O caso me deixa preocupada, porque está caminhando para a impunidade disciplinar. Mas é emblemático. É muito grave e deixa à mostra a necessidade do Poder Judiciário se posicionar", diz.


Os desvios patrocinados por um grupo de juízes federais a partir de empréstimos concedidos pela Fundação Habitacional do Exército foram objeto de investigação dos próprios magistrados.


Reportagem da Folha revelou que contratos foram celebrados em nome de associados fantasmas da Ajufer e juízes que desconheciam ter feito qualquer empréstimo.


Documentos mostram que, de 2000 a 2009, a Ajufer (Associação dos Juízes Federais da 1ª Região) assinou 810 contratos com a fundação. Cerca de 700 foram fraudados. Ao menos 140 juízes tiveram os nomes usados sem saber, aponta apuração da própria Ajufer.


Folha - Como começou a investigação na corregedoria?


Eliana Calmon - Tive conhecimento com a ação de cobrança. Chamei o dr. Moacir. Ele me disse que tinha havido vários empréstimos e que colegas não pagaram. Chamei a presidente que o antecedeu, dra. Solange [Salgado]. Então, tive ideia dos desmandos na administração da Ajufer.


Quem mais foi ouvido?


Conversei com o general Burmann [Clovis Jacy Burmann, ex-presidente da fundação do Exército]. Ele me disse que a única pessoa que cuidou dos empréstimos foi o dr. Moacir. Voltei a ele, que me disse tudo. A partir da hora em que ele me confirmou que tinha usado indevidamente o nome dos colegas eu não tive a menor dúvida.


Ele admitiu a fraude?


Ele admitiu tudo. E que os antecessores e diretores da Ajufer não participaram


O que a levou a determinar o afastamento do juiz [decisão suspensa pelo STF]?


Os juízes estavam nervosíssimos. Um queria dar queixa na Polícia Federal, o outro queria entrar com uma ação. Teve juiz que chegou a dizer que ia mandar matar o dr. Moacir. Enfim, eu teria que tomar uma posição.


O que a sra. temia?


Meu temor é que ele ocultasse provas ou fizesse incursões. Ele mandou me entregar uma mala de documentos. Os juízes auxiliares ficaram estupefactos de ver os os contratos, empréstimos de R$ 300 mil, R$ 400 mil. Causou muita perplexidade encontrar talonários de cheques já assinados pela presidente que o antecedeu.


Por que o TRF-1 não afastou o dr. Moacir, em janeiro, com base na investigação?


O corregedor votou pelo afastamento, mas o tribunal entendeu que era injusto afastá-lo e não afastar os demais envolvidos.


Alguns juízes temem que haja impunidade.


Doutor Moacir era uma pessoa muito simpática e o tribunal tinha dele o melhor conceito. Ficam com "peninha" dele. "Coitadinho dele". Não é coitadinho, porque ele fez coisa gravíssima.


Entre os suspeitos há algum desembargador?


Há ao menos um desembargador envolvido, tomou empréstimo alto, me disse dr. Moacir, e não pagou.

 

 

Leia mais:

 

Tribunal afasta juiz investigado por fraudes em empréstimos
 

Palavras-chave: Juiz; Fraude; Justiça; Investigações; Empréstimos; Ajufer

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/nunca-vi-coisa-tao-seria-afirma-ministra-sobre-fraudes-de-juizes

11 Comentários

DIENE LIMA PROCURADORA29/03/2011 0:41 Responder

ISSO É UMA VERGONHA

João Augusto sua profissão29/03/2011 1:07 Responder

Se entre os pares acontece \\\" coisa tão séria\\\", imaginem decisões tomadas contra os réles mortais ?

paulo rodrigues advogado29/03/2011 9:58 Responder

Adivinhe, adivinhão! Qual será a pena do ladrão? Pena Não, alto lá. BENESSE_ Semi-deuses, não sofrem pena, sofrem,coitados, aposentadoria proporcional compulsória. João Augusto. Aí! de nós réles mortais.

Jurandir advogado29/03/2011 10:33 Responder

Se não fossem do Poder Judiciário, já estariam todos presos. Infelizmente, temos dois pesos e duas medidas. Quando se trata de \\\"autoridade\\\", a justiça é CEGA, MUDA, SURDA E PARAPLÉGICA. Como diria o BORIS \\\"isto é uma vergonha\\\".

Itelvino Advogado29/03/2011 10:44 Responder

O corporativismo aflorou e ninguém será punido. Quanto a existência de falcatruas, estão descobrindo a roda, o ovo de Colombo... E o mundo continua. Enquanto os \\\"elefantes\\\" bribam lá no alto, a \\\"grama\\\" cá, em baixo paga o pato!

Aposentado Aposentado29/03/2011 10:52 Responder

Há mais de 2.500 anos, Sólon (político grego, 640 - 560 a.c.), teria dito: \\\"As leis são como teias de aranha; quando algo leve cai nelas, fica retido, ao passo que, se for algo maior, consegue rompê-las e escapar\\\".

Maria de Lourdes Advogada29/03/2011 11:05 Responder

Ave... ave... onde é que vamos parar? Juízes Estaduais agora os Federais... estamos bem servidos... bem disse o colega... somos nós que pagamos o pato. VERGONHA NACIONAL

Jurandir advogado29/03/2011 11:55 Responder

Aproveitando o \\\"gancho\\\" sobre Vergonha Nacional - Imagino qual será o resultado do processo de \\\"aposentadoria compulsória (a bem do serviço público)\\\" dos Desembargadores do MT.

JOAO NOVAIS SERVIDOR PÚBLICO29/03/2011 14:44 Responder

Onde está o congresso nacional para elaborar leis justas e decentes, Onde está o ministério público, Onde esta o AGU e PGE, Onde esta o ministério da justiça, Pra botar estes marginais togados na rua, ou melhor, na cadeia, e fazer justiça, e acompanhar o DR. Rocha Matos, acho que é o único juiz preso no Brasil, é o bode expiatório da gangue toda. Cadê peito pra isto? Só uma aposentadoria milionária, eta castigo desumano, é uma tortura mesmo, pois vão ter menus chance de roubar vender sentença, traficar influência e outras mais, é o nosso Pode judiciário, como diz o comentarista esportivo ?tá de brincadeira?, nada não vamos pagar a conta e tudo bem. É um dos três poderes da república federativa brasileira, mais respeito ao se dirigir a estes tá, senão !!!.

Wilma Souto Maior Pinto advogada29/03/2011 15:45 Responder

È tudo isso que registraram meus antecessores, acrescentando que essa notícia, ou melhor, essa entrevista com a Ministra com função de Corregedora do Órgão Supremo é realmente preocupante. Se ela, com toda sua sabedoria jurídica está em dúvida e não conseguiu convencer os seus pares a simplesmente fazer JUSTIÇA, com a punição, expulsão dessa quadrilha do PODER JUDICIÁRIO. ,o que nós com nossas limitações poderemos esperar? Nosso colega Novais lembrou bem, ao mencionar um membro do ESCANDALO DA VENDA DE SENTENÇAS. olha que daquela quadrilha, fazia parte,tambem até desembargador. Penso que a Ministra deve prosseguir na luta com vistas a um julgamento JUSTO, não só com a expulsão desses elementos, de TODOS, mesmo que NÃO SAIBAM COMO O EMPRÉSTIMO APARECEU, EM SEU FAVOR, OU NOS LARANJAIS SW SEUS POMARES . SE DE UM ZÉ MANÉ, ANALFABETO SE COBRA QUALQUER ATO ILÍCITO, PELO PRINCÍPIO GERAL DE DIREITO=\\\" NINGUEM SE ESCUSA DE PUNIÇÃO PELO FATO DE DESCONHECER O DIREITO.-PORQUE NÃO O MESMO TRATAMENTO, COMO IMPÕE PRECEITO CONSTITUCIONAL. HEM.HEM? PASMEM OS CÉUS CEM VEZES1!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Claudia Cristina advogada30/03/2011 15:01 Responder

Que vergonha, estupefactos estamos nós, eis que nos passam a impressão que são perfeitos, que não cometem erros, quando na verdade são piores que os ladrões...que exemplo...!!! O pior de tudo isso é saber que não vai acontecer nada...absolutamente nada...estamos fartos de saber que a nossa JUSTIÇA só funciona para os pobres.

Conheça os produtos da Jurid