Novo satélite poderá proteger Brasil de espionagem

Já vem sendo planejado e está em curso o processo de contratação de um novo satélite geostacionário, que pode, sem dúvida nenhuma, nos proteger e dar condições ao Brasil de não compartilhar informações de satélites alheios

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




O presidente em exercício da Câmara, deputado Andre Vargas (PT-PR), comentou a necessidade de mais investimentos em segurança de dados, depois de mais uma denúncia de ações de espionagem contra o Brasil.


Segundo Vargas, “já vem sendo planejado e está em curso o processo de contratação de um novo satélite geostacionário, que pode, sem dúvida nenhuma, nos proteger e dar condições ao Brasil de não compartilhar informações de satélites alheios”.


Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, revelou ontem que o Ministério de Minas e Energia foi alvo de espionagem da Agência Canadense de Segurança em Comunicação (Communications Security Establishment Canada – CSEC).


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que tanto o ministério quanto a Petrobras estão renovando equipamentos com o objetivo de evitar ações de espionagem. Antes de participar hoje no Senado de sessão do Congresso em homenagem aos 60 anos da Petrobras, Lobão mostrou a insatisfação do governo brasileiro. “O Brasil repudia essas incursões indevidas. A presidenta Dilma já manifestou a posição oficial do Brasil na ONU, que é também de repúdio, rechaçando tudo o quanto se fez até agora em matéria de espionagem dos interesses brasileiros”, afirmou.


Segundo o programa Fantástico, documentos apontam que foram espionados pelos canadenses telefonemas, e-mails e uso da internet do Ministério de Minas e Energia. No mês passado, surgiram denúncias de que o governo brasileiro também foi alvo de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (National Security Agency – NSA), em outra reportagem do Fantástico.

Palavras-chave: espionagem uso satélite proteção brasil

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/novo-satelite-podera-proteger-brasil-de-espionagem

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid