Novas regras: OAB faz mudanças de exame dos candidatos

Candidato aprovado na primeira fase que não obtiver aprovação final poderá se inscrever apenas para a aplicação da segunda fase

Fonte: Uol

Comentários: (9)




O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou nesta terça-feira (01), mudança nas regras dos exames dos candidatos a advogados, para permitir que os reprovados na segunda fase sejam dispensados de iniciar o processo da estaca zero.

 
A informação partiu do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), autor de um projeto de lei sobre o tema, que tramita na Câmara dos Deputados. A partir da decisão do conselho, o candidato aprovado na primeira fase que não obtiver a provação final poderá se inscrever apenas para a aplicação da segunda fase.


Goergen afirmou que, como a OAB acatou a sugestão proposta, o projeto de lei será retirado da pauta. Ele explicou que a decisão reduz os custos pela metade, pois antes o candidato era obrigado a pagar para realizar mais uma vez o exame da primeira fase.

Palavras-chave: regras oab mudanças exame candidatos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/novas-regras-oab-faz-mudancas-de-exame-dos-candidatos

9 Comentários

willian concurseiro02/10/2013 20:54 Responder

assim não dá, ralei para passar em uma prova com 100 questões, hoje são 80, e agora querem mudar, então acabem com o exame.

Eduardo Dias Auditor do Tribunal 02/10/2013 23:06

Caro colega se vc ja foi aprovado na Ordem parabens, agora só falta se preocupar com seus processos e seus clientes que com certeza não gostarião de ver essa sua indignação, não te preocupa com os outros cuida da tua vida. um abraço

Juliana Barbosa estagiária advocacia 03/10/2013 0:33

ridiculo, querendo fazer graça, vai cuidar dos seus clientes, que pelo jeito não deve ter muitos

Sergio Luiz Ribeiro Médico 03/10/2013 12:22

PALHAÇO!!!!

Maurinete Abomorad Advogada 03/10/2013 19:07

Caro Concurseiro. Agora estude bastante pra ter êxito nos seus concursos e não se preocupe tanto com aqueles que tmb lutam pra passar na OAB. Tds cursaram uma faculdade, uns com grande sacrifício, outros menos, em busca de uma profissão digna. Portanto, é justo que a OAB adote critérios mais leves em favor dos que estão tentando passar no Exame.

PAULO CESAR consultor téc,02/10/2013 20:56 Responder

ATÉ QUE FIM ALGEUM OLHA POR NÓS PORQUE ESTÁ DIFICIL.

PEDRO FERREIRA Consultor02/10/2013 22:18 Responder

Fez-se justiça, correto afirmar que aprovação na 1ª fase se torna direito adquirido. Não tem o que se falar em repetir algo que já foi concluso. Parabéns à justiça.

Juliana estagiária03/10/2013 0:26 Responder

Parabéns ao Conselho Federal da OAB, agora ficou mais justo para os candidatos

André cirqueira Autonomo03/10/2013 8:55 Responder

Sinceramente! É só enroleixommmmm. O mais impressionante é que parece que funciona. Acorda Brasil, a oab não quer perder a galinha dos ovos de ouro de forma nenhuma. vamos num só clamor, por favor, exigir a transferencia dessa responsabilidade para o MEC. ok!

Andr? cirqueira Autonomo03/10/2013 9:00 Responder

E sem essa, olha já tá mudando, já tá melhorando. Sem essa. Os traumas sofridos por muitas famílias de bacharéis e por eles próprios não foram poucas. E estes e outros problemas ocorridos são muito maiores que possam imaginar.

Lucimary Contadora03/10/2013 9:42 Responder

Seja, louvada , até foi feito algo benéfico para os Bachareis, vivem gastando os seus recursos para tentar a Carteira da Ordem. Eu só acho que deveríamos mudar alguma coisa , pois porque a EXIGENCIA DE SE PRESTAR PROVA DE CONHECIMENTO, para algumas profissoes, tais como: advogados, contadores...,e outras não, o direito é para todos, ou retira esse tipo e prova ou que todas as categorias tenham a mesma obrigatoriedade.E como disse o colega , por que não deixar a CARGO DO MEC, essa obrigação e fiscalizar as universidades se as mesmas tem condições de ministrar tais cursos e colocar mai meio milhão de profissionais sem condições de atuar.

Bruno césar. Graduando03/10/2013 11:35 Responder

Poxa, fiquei muito feliz com essa notícia. Parabenizo ao primeiro comentarista deste tópico que ja foi aprovado. Mas entenda amigo do direito e fique feliz por ver o poder judiciário ao nosso alcance. Abraços e fico feliz e desejo o melhor para os presentes e futuros advogados do nosso país.

Tetê Advogada03/10/2013 14:13 Responder

É só estudar que passa, simples. Reprovei uma vez, Isso porque realmente nao me preparei, entrei em uma cursinho e não estudava, achei até justo reprovar. Na segunda vez resolvi que iria estudar e passar, estudei de verdade, sem enrolação e passei muito bem. Mas estou cheia de colegas que nao passaram até hoje, já fizeram varias vezes a prova. Eu sinceramente, não tenho pena, esses passaram a faculdade toda enrolando, colando, enganando a si proprios e agora, na hora da verdade resprovam mesmo. Não que eu apoie a realização deste exame, acho que o justo seria ter um exame deste tipo para todas as outras profissoes, ou nao ter. Como disse a Lucimary, a responsabilidade de fiscalizar as universidades deveria ser do Mec. Mas infelizmente a OAB aproveita para ganhar em cima dos bachareis, não basta o que ganham cobrando anuidades absurdamente caras dos advogados. A CF , reza que ninguem é obrigado a se associar, mas se vc não passar na prova, não fará parte da OAB e se não fizer parte da OAB nunca será um advogado e nunca poderá trabalhar naquilo ao qual estudou durante, no mínimo, 5 anos. Meu conselho: infelizmente estamos inseridos em um sistema que aniquila, cobra e dá quase nada, sendo assim, tem que estudar de verdade, não tem jeito. Mas, sem conformismos também galera.

Pedro Fonseca Advogado 04/10/2013 14:58

Tetê, Concordo com você, o que tem que acontecer são as pessoas levarem os cursos mais a série, eu passei na prova da OAB de primeira, pois desde o primeiro dia de aula, só tinha um objetivo, aprender e estudar cada dia mais, mas infelizmente não é esta a filosofia de todos os alunos, uma grande parcela de colegas consideram que o período da faculdade é para sair para as baladas, \\\"matar\\\" aula, mas estudo com seriedade não são todos que levam. Mas discordo no que tange à obrigatoriedade da realização da prova da OAB, pois o MEC deverá avaliar as instituições de ensino, mas o conhecimento para o trabalho, deve ser do aluno, e quem passa o período da faculdade sem se comprometer realmente com o aprendizado, não terá condições de passar na prova, considero que a prova exigida pela OAB, deveria ser obrigatória para todos os conselhos, assim com certeza teremos profissionais mais bem preparados.

luiz ramos administrador 31/10/2013 11:08

Caramba, isso é nome de advogada, cruz credo. Já que você passou segue os conselhos de nossos colegas acima, vai cuidar de seus clientes.

Conheça os produtos da Jurid