Nova lei pode acabar com os helipontos na cidade de São Paulo

São Paulo é uma das cidade com a maior frota de aeronaves do mundo.

Fonte: Administradores.com.br

Comentários: (3)




São Paulo é uma das cidade com a maior frota de aeronaves do mundo. São, pelo menos, 100 helicópteros sobrevoando o céu da cidade todos os dias. Para atender a essa grande demanda, a metrópole conta com 272 helipontos, localizados em diversos imóveis públicos e privados.

Porém, a lei nº 13.430, criada pelo Vereador Chico Macena (PT) e aprovada pela Câmara Municipal, estabelece algumas restrições para o uso dos helipontos, podendo diminuir a circulação das aeronaves na cidade. A nova lei, que ainda depende da aprovação do Prefeito Gilberto Kassab, decreta que os helipontos só poderão funcionar se tiverem condições de operar a partir de um estudo de impacto de vizinhança, que deve medir a poluição sonora e do ar.

Entre as outras normas a serem seguidas estão: funcionamento dos helipontos e heliportos das 7h às 20h; distância de 500 metros de torres, antenas, universidades, escolas e hospitais; comprovação de regularidade dos helipontos e heliportos já instalados no prazo de 30 dias após a publicação da lei; cobrança em dobro da multa estabelecida para o infrator, no caso de desacato à intimação para regularização das novas cláusulas, entre outras.

O comandante Jorge Bitar Neto, proprietário da Helimarte, empresa de Taxi Aéreo, afirma que se a lei entrar em vigor, o transporte aéreo de São Paulo será muito afetado. ?O prejuízo será grande. Serão poucos helipontos na cidade, pois todos possuem alguma proximidade com hospitais, escolas, torres e faculdades.

Com isso, os que sobrarem irão receber uma carga enorme de pousos por serem únicos, aumentando os problemas de barulho e risco de congestionamento. O fluxo de aeronaves será limitado, prejudicando a locomoção de centenas de pessoas que usam este eficiente meio de transporte e de entregas urgentes, inclusive órgãos doados. Existe também o risco de o trânsito de São Paulo aumentar.?

O projeto pode ser prejudicial não só aos usuários, mas para centenas de aeronautas, que perderão empregos. Existe uma unanimidade: a lei é muito restritiva e descabida, pois, a cidade que mais tem helicópteros no mundo não terá onde operar, e então, esse transporte perderá o sentido. Agora a decisão é do Prefeito Gilberto Kassab que tem até o dia 23 de outubro para aprovar ou não a nova lei.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/nova-lei-pode-acabar-com-os-helipontos-na-cidade-sao-paulo

3 Comentários

ANDRÉ LUIZ ROSA VIANNA advogado22/10/2009 13:58 Responder

Será que esses vereadores de São Paulo não tem mais o que fazer não? Deveriam proibir também carros, caminhões, ônibus, trem, metrô e instituir o transporte SÓ COM CARROÇAS e daí ELES PRÓPRIOS, OS "BURROS" PUXAREM ...

Ana maria advogada22/10/2009 14:24 Responder

ACHO UM ABSURDO O NOBRE EDIL APRESENTAR UM PROJETO TÃO IDIOTA E CENIL COMO ESSE, JÁ QUE A MAIORIA DOS HOSPITAIS DE GRANDE PORTE PRECISAM DOS HELIPONTOS PARA TRANPORTE DE ACIDENTADOS E OUTRAS NECESSIDADES. SERÁ POSSÍVEL QUE QUE ESSES DESOCUPADOS NÃO TEM OUTRAS PRIORIDADES????VÃO TRABALHAR E FAZER ALGO DE NECESSÁRIO PARA O POVO DE SÃO PAULO QUE SOFRE COM AS ENCHENTES.ISO É FALTA DO QUE FAZER.SÓ PODIA SER DO PT MESMO....É POR ISSO QUE O BRASIL ESTÁ CADA VEZ PIOR E INDO PARA O BURACO.

LUIZ ROBERTO Advogado23/10/2009 14:09 Responder

Antes de propor uma lei dessa magnitude, é razoável que o seu autor tome conhecimento da matéria, pois os prós e contras não estão sendo ponderados.

Conheça os produtos da Jurid