Nomeação tardia não justifica percepção de vencimentos indenizatórios

A Câmara rejeitou o recurso de uma candidata que pretendia ser indenizada devido ao atraso na nomeação e posse em cargo público em decorrência de falha da Administração Pública

Fonte: TJDFT

Comentários: (0)




“Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei”. Com esse entendimento, a 1ª Câmara Cível do TJDFT negou provimento ao recurso de candidata que pleiteava indenização pela nomeação e posse em cargo público com atraso, em virtude de falha da Administração Pública.


De acordo com os autos, a candidata deixou de ser nomeada para o cargo de Assistente Intermediário de Saúde, juntamente com os demais concorrentes aprovados no certame, devido a erro da Administração Pública. Assim, requereu indenização referente aos vencimentos que deixou de receber no período compreendido entre março de 2003 e maio de 2007, quando entrou em exercício.


O voto prevalecente na Câmara Cível, entretanto, afirmou que os candidatos preteridos na ordem de classificação em certame público não fazem jus aos vencimentos referentes ao período compreendido entre a data em que deveriam ter sido nomeados e a data da efetiva investidura no serviço público. Segundo esse entendimento, a percepção de vencimentos, ainda que a título de indenização, por período no qual não houve efetivo exercício configuraria enriquecimento sem causa.


Dessa forma, reconhecida a imprescindibilidade da efetiva prestação de serviços, o Colegiado, majoritariamente, afastou a indenização pecuniária pretendida.

 

Palavras-chave: Atraso; Falha; Indenização; Nomeação; Serviço público

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/nomeacao-tardia-nao-justifica-percepcao-de-vencimentos-indenizatorios

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid