Nextel indenizará vítima de falsário que usou seu nome para locar celulares

Empresa terá que pagar indenização no valor de R$ 15 mil reais por danos morais em razão de fraude com o nome de um homem

Fonte: TJSC

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A Nextel Telecomunicações Ltda. terá que pagar o valor R$ 15 mil de indenização por danos morais em favor de C.R.S.. A empresa cobrou do autor dívidas referentes ao aluguel de aparelhos de telefone celular.

 

C.R.S. não pagou os valores, haja vista que nunca firmou contrato com a Nextel, e ainda teve seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.  Foi descoberto, então, que a empresa foi vítima de um falsário, que utilizou os dados do autor para contratar os serviços. De acordo com a prova pericial,  a assinatura lançada no contrato que deu origem à dívida não é de C.R.S..


“A utilização fraudulenta, por terceiro, de dados pessoais do autor, que em nome deste e de forma ilícita, contratou os serviços prestados pela apelante, não exime a concessionária de serviço público da obrigação de ressarcir os prejuízos morais sofridos pelo apelado com a inscrição indevida de seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, porque não se acautelou quanto à verdadeira identidade do solicitante”, considerou o relator da matéria, desembargador substituto Rodrigo Collaço.


A 4ª Câmara de Direito Público do TJ reformou parcialmente a sentença da comarca da Capital apenas para majorar o valor indenizatório, antes arbitrado em R$ 10 mil. A votação foi unânime. 
 
  
 
Apelação Cível nº 2011.065669-8

Palavras-chave: Fraude; Proteção ao crédito; Telefonia; Indenização; Danos morais

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2 Comentários

Ederson Programador09/01/2013 22:11 Responder

Também fui vítima dessa fraude também na nextel. Tentei a três meses venho tentando resolver a situação com a empresa mas não obtive nenhum resultado, então recentemente procurei o PROCON. Gostaria de saber como proceder para entrar com um processo por danos morais, preciso pagar um advogado ? Fui no tribunal de pequenas causas e me disseram que devo esperar o prazo do PROCON e que se a situação for resolvida não tem o porque pedir indenização. Eles estão certos ?

Fernanda Estudante23/05/2014 2:41 Responder

Tive essa mesma surpresa infeliz, de ter meu nome incluso no SPC e SERASA, sem nunca ter solicitado um único serviço da Nextel. Quase 2 anos após esse ocorrido a empresa ainda não toma providência alguma quanto a verificação dos dados pessoais no momento da contratação? Não é possível! Acho isso um absurdo!

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