Negada indenização por serviços prestados como amante

A mulher afirmou que após o início da convivência, passou a se dedicar com exclusividade, deixando de trabalhar para satisfazer os desejos e vontades do homem

Fonte: TJRS

Comentários: (1)




No âmbito das relações familiares não se presta serviço, mas se compartilha solidariedade, afetos e responsabilidades, tudo voltado à realização de um projeto comum. Com base nesse entendimento a 8º Câmara Cível do TJRS manteve, de forma unânime, a decisão proferida na Comarca de Sapucaia do Sul, que negou pedido de reconhecimento de união estável, cumulada com alimentos e indenização.


Caso


Após manter relação com um homem casado por cerca de quatro anos, a autora da ação alegou ter sido iludida. A mulher afirmou que após o início da convivência, passou a se dedicar com exclusividade, deixando de trabalhar para satisfazer os desejos e vontades do homem.


A autora garantiu ainda que acreditava que o homem estava de fato separado da esposa, porém soube que ele era casado uns três meses depois de iniciarem o relacionamento.


Como prova da sua união, a autora apresentou o contrato de locação e outros comprovantes que indicavam endereço conjunto.


Recurso


No entendimento do Desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, relator da apelação do TJRS, não cabe a pretensão indenizatória por serviços prestados, uma vez que não se pode determinar o preço das relações afetivas.


Considerou que o relacionamento amoroso, mesmo que reconhecido, não caracteriza uma união estável. Testemunhas afirmaram que o homem, além de ser casado legalmente, mantinha uma vida conjugal com a esposa. Dessa forma o Desembargador afirmou que não há como falar em união estável, pois faltava-lhes a publicidade e o ânimo de constituir família (art. 1.723 do Código Civil Brasileiro). Também salientou que os recibos de pagamento de aluguel são insuficientes para comprovar a relação.


Acompanharam o voto o Desembargador Alzir Felippe Schmitz e o Juiz-Convocado Roberto Carvalho Fraga.


Apelação 70042078295

 

Palavras-chave: Amante; Satisfação; Indenização; Desejo; Relacionamento; Ilusão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/negada-indenizacao-por-servicos-prestados-como-amante

1 Comentários

Sérgio P. Silva Func. Publico18/08/2011 18:13 Responder

JÁ PENSOU, SE ESSA MODA PEGA!!! PARABENS, FOI CORRETISSIMO NO SEU JULGAMENTO o Desembargador Luiz Felipe Brasil Santos...

Conheça os produtos da Jurid