Não citar réus após mudanças na denúncia anula ação penal, diz TJ-PR

Acrescentar elementos que mudem significativamente a denúncia e não informar os acusados faz a ação penal ser anulada a partir deste ponto.

Fonte: TJPR

Comentários: (0)




Acrescentar elementos que mudem significativamente a denúncia e não informar os acusados faz a ação penal ser anulada a partir deste ponto. Com este entendimento, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná acolheu pedido de Habeas Corpus de um grupo de homens acusados de estelionato e lavagem de dinheiro. 


No caso, após fazer a denúncia, o Ministério Público acrescentou informações relevantes duas vezes e não citou pessoalmente os acusados. 


O relator, desembargador José Carlos Dalacqua, afirma que não citar os investigados após mudanças na denúncia fere gravemente o direito de defesa. Os colegas de Câmara acompanharam o voto. 


"Se verifica a nulidade da decisão atacada, diante da ausência de citação pessoal dos réus após o recebimento do aditamento da denúncia, no qual houve significativa alteração na peça acusatória, devendo ser resguardado aos réus, o contraditório e a ampla defesa", afirma Dalacqua em seu voto. 


A Câmara anulou o processo a partir da decisão que indeferiu o pedido de citação dos acusados. 


Habeas Corpus: 0048181-50.2019.8.16.0000

Palavras-chave: Citação Réus Mudanças Denúncia Anulação Ação Penal Habeas Corpus

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/nao-citar-reus-apos-mudancas-na-denuncia-anula-acao-penal-diz-tj-pr

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid