Mulher que se ama, se toca! Outubro Rosa e a prevenção ao câncer de mama

Movimento Outubro Rosa

Fonte: Mariana Ribeiro

Comentários: (0)




A taxa de mortalidade em razão do câncer de mama vem crescendo a cada ano. Isso se deve ao fato de muitas mulheres terem medo ou vergonha de enfrentarem essa doença silenciosa e que não afeta somente a parte física delas, mas também seu sistema psicológico e sua autoestima.


O fator principal para o aumento na taxa de mortalidade por câncer de mama no Brasil está no diagnóstico tardio da doença. Muitas mulheres procuram o médico ou sentem a necessidade de fazer um exame apenas quando a doença já está em um estágio avançado.


Para combater esse aumento na mortalidade entre as mulheres devido ao câncer de mama e também para conscientizá-las sobre a prevenção da doença, muitos movimentos são criados. Um exemplo deles é o Outubro Rosa. Durante todo o mês de Outubro, a doença é amplamente debatida e as pessoas são convocadas a ajudar na divulgação da importância do auto exame das mamas. Através desse auto exame é possível detectar nódulos ou alterações na mama, evitando problemas mais sérios.


O movimento popular é comemorado no mundo inteiro. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação das pessoas, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).


A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa. (www.outubrorosa.org.br)


Desde meados dos anos 80, políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil e foram impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1998. O controle do câncer de mama foi reafirmado como prioridade no plano de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, lançado pela presidente da República, em 2011.


Apesar de existirem muitas leis de incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama, no Brasil a realidade é outra. O sistema público de saúde não consegue atender à demanda dos casos e muitas mulheres tem que esperar por meses para conseguir realizar um exame de mamografia. A reconstrução imediata da mama que também deveria ser um direito para todas as mulheres nem sempre é cumprido.


O Câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres no mundo e é o segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2014 aconteceram mais de 57 mil casos de câncer de mama no Brasil e em 2015 esse número deve aumentar. A estimativa de novos casos é de 57.120 (2015 - INCA)


Apesar de ser algo raro, o câncer de mama pode afetar também os homens. Entre os homens representa somente 1% dos casos da doença, já em relação às mulheres essa porcentagem chega a 25%. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste (71,18/ 100 mil), Sul (70,98/ 100 mil), Centro--Oeste (51,30/ 100 mil) e Nordeste (36,74/ 100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (21,29/ 100 mil).


O Câncer de mama atinge principalmente mulheres que estão entrando na menopausa com idade entre 45 e 55 anos, entretanto, a doença pode se manifestar em mulheres de todas as idades.


Há um mito muito grande em relação ao câncer de mama e ainda há falta de informação a respeito do assunto. O ideal seria que todas as mulheres realizassem uma mamografia anual, principalmente após os 50 anos de idade ou em caso de existência de um ou mais casos de câncer de mama na família. Como no Brasil estamos longe disso acontecer, a melhor saída ainda é o auto-exame de mamas.


A mobilização não deve ser feita somente durante o mês de outubro, mas durante todo o ano. E as mulheres devem seguir sempre o lema do movimento Outubro Rosa: “Mulher que se ama, se toca”.


Autora: Mariana Ribeiro – estudante de Jornalismo. Colaboração: Alinne Guerra - advogada

Palavras-chave: Outubro Rosa Câncer de Mama Prevenção Auto Exame

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mulher-que-se-ama-se-toca-outubro-rosa-e-a-prevencao-ao-cancer-de-mama

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid